quarta-feira, 25 de maio de 2016

[SPOILERS] Duas cenas de Star Trek: Beyond

Durante o evento para fãs realizado pela Paramount no último dia 20, além do lançamento do segundo trailer de Star Trek Beyond, também foram exibidos cerca de 10 minutos do filme para os presentes.

Isto corresponde a duas cenas, uma mais reflexiva e outra de ação.

O site TrekMovie.com fez uma descrição das duas cenas, que você pode conferir abaixo. Obviamente, se você não deseja saber nada sobre a trama de Beyond até assistir o filme deve interromper a leitura aqui.


ATENÇÃO: SPOILERS!

A primeira cena abre com uma tomada do Capitão Kirk em seu alojamento fazendo o clássico monólogo ao estilo "Diário do Capitão", que estamos acostumados a ver. Ele fala sobre a monotonia que é passar tanto tempo no espaço e suas palavras são espelhadas por suas ações, enquanto ele se prepara para um novo dia. Depois de lavar o rosto na pia, Kirk abre a porta do armário e se depara com um conjunto de túnicas idênticas. O capitão lamenta que todos os dias se parecem iguais. 

"Tudo parece tão episódico", diz Kirk, que já vive, assim como os outros personagens, há 3 anos no espaço em sua missão de 5.

Vemos então o capitão caminhando por um corredor na Enterprise indo para a ponte. Ele carrega uma caneca com uma insígnia estilizada da Frota.

Ele fala sobre como todo esse tempo longe de casa cobrou um preço da tripulação e como cada um deles fez sacrifícios. A câmera mostra Sulu em seu console e ali vemos uma foto de sua filha.

Assim que Kirk senta em sua cadeira ele derrama o café em seu uniforme. É mais um dia daqueles. 

Na tomada seguinte, Kirk e McCoy estão conversando em uma sala privativa (é a cena da qual vemos partes no trailer). Eles discutem o fato de que o aniversário de Kirk se aproxima, mas Kirk lembra ao doutor que não gosta deste dia no ano, por coincidir com a data de morte de seu pai. Particularmente, este será um aniversário mais difícil, pois ele fará um ano a mais do que a idade que pai tinha quando morreu. 

Apesar disso, eles fazemum brinde com uma garrafa de uísque que McCoy roubou do armário de Chekov. Eles fazem uma piada sobre Chekov na verdade ser um "cara da vodca".

"Vamos manter isso do aniversário em segredo", Kirk pede a McCoy.

É durante esse momento dos dois amigos que a nave é atacada, então eles correm para seus postos. 

---

A outra cena, vista durante o evento, é totalmente sci-fi, de acordo com o TrekMovie.com

Ela começa com as cenas do ataque que vimos em ambos os trailers. A nave não tem condições de resistir aquele tipo de ataque. O capitão ordena Sulu para que este tire a nave de lá, mas ao conversar com Scotty descobre que as naceles de dobra se foram... Então a cena mostra as naceles rompendo e se afastando da nave. 

A tripulação percebe que não há outra forma senão abandonar a Enterprise e assim, por ordens do capitão, escapam nos módulos de segurança, onde há espaço para somente um tripulante. Alguns dos "pods" são atingidos enquanto tentam chegar ao planeta que está abaixo. 

É no clímax dessa cena que o título do filme aparece. 

---

Alguns comentários. 

Em relação à primeira cena eu a considero bastante forte, por mostrar que realmente os personagens tem alguma substância em Beyond, ao retratar a dificuldade da longa missão no espaço e a dor que Kirk carrega ao longo de uma vida por não ter conhecido seu pai. Além disso, a complementaridade entre diálogos (ou monólogos) com a parte cênica enriquece a narrativa e deixa o filme muito mais interessante.

A segunda cena, já mais familiar por ter aparecido em ambos os trailers, parece ser altamente excitante, capaz de deixar o público pulando nas cadeiras do cinema. A sacada de introduzir o título em seu clímax me pareceu bastante interessante também.

A partir disso, podemos perceber duas coisas, que na verdade podem ser uma só: 1) o filme é uma boa junção de elementos dramáticos e trekkers com a ação característica dos blockbusters atuais; 2) os realizadores querem que a gente pense isso.

Em breve saberemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário