segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Star Trek: Discovery apresenta o melhor episódio de estreia de toda a franquia



Sem nenhum exagero: Star Trek: Discovery tem o melhor "piloto" de toda a história da franquia. Uma grande história que começa de maneira cativante e empolgante. O público não sente o tempo passar, e quando vê o episódio já terminou. Queremos mais! E tudo isso embalado em efeitos especiais e atuações maravilhosas. Discovery fez jus a todo hype. 

Duas personagens femininas fortes dão o tom da série em seus primeiros passos. O futuro também é das mulheres. Os klingons, os "vilões" mais interessantes que Jornada nas Estrelas criou, são abordados de maneira inteligentíssima, explorando-se todo seu potencial. Possuem profundidade e camadas sobre camadas. Assim, mergulhamos na perspectiva do "outro". Já vai longe o tempo dos personagens unidimensionais. E isto também serve para os "herois" da Federação: Michael Burnham, a Número Um, comprova isto a cada linha de suas falas. O mundo não é mais preto no branco, o conhecimento é relacional.

Aliás, desde que Star Trek esteve na TV pela última vez não somente o mundo mudou muito - e de maneira acelerada - mas igualmente as formas de se contar histórias também foram aprimoradas. Discovery absorve estes novos estilos narrativos - um novo padrão de qualidade estabelecido por séries como Breaking Bad e Game of Thrones -  e entrega ao público um entretenimento capaz de celebrar o legado de 5 décadas de Jornada, por um lado, e por outro ampliar o escopo da audiência, funcionando também para os não iniciados. Muitos reclamarão. Haverá choro e ranger de dentes. Mas estes são os conservadores, os fundamentalistas, aqueles que se apegam ao rigor formalista. Eis que o novo chegou. Discovery é o novo Star Trek, em amplo sentido. E isto é uma coisa muito boa.

O piloto, que não é um piloto, mas uma espécie de prequel, que nos mostra as origens de Michael Burnham e da guerra com os klingons, tem qualidade de cinema e desde já faz história, ao reviver Star Trek com grande paixão. 

Sim, os tempos mudaram, o mundo mudou. Star Trek, como sempre, acompanha as mudanças de sua época, e conta um pouco do nosso presente através de histórias que se passam no futuro.

Vida longa e próspera a Discovery.

2 comentários:

  1. Gostei muito do que vi. Temos um leque de possibilidades apresentadas nos primeiros episódios. Personagens densos e complexos para desenvolver diversas histórias.
    Muito bem filmado com efeitos especiais sensacionais que deixam todo amante do espaço maravilhado.
    Recomendo acompanharem essa nova Série Star Trek, pois definitivamente tem todas as virtudes e princípios do Universo Star Trek. Vida Longa e Próspera!!!

    ResponderExcluir
  2. É sempre emocionante ver um novo inicio em Star Trek, principalmente para quem acompanha a série desde que ela chegou ao Brasil no final dos anos 60... Não sou purista, apesar de saber todas as histórias, todo o cânone de Jornada, fico tão feliz com um novo filme ou série que fecho os olhos para o 'rigor formalista'que alguns exigem... Vida Longa e Próspera para Discovery...

    ResponderExcluir