terça-feira, 28 de março de 2017

[Exclusivo] Entrevista com Kevin C. Neece, autor de "O Evangelho Segundo Star Trek"


Kevin C. Neece
O autor e palestrante Kevin C. Neece é o criador do ambicioso projeto "The Gospel According to Star Trek" [O Evangelho Segundo Star Trek, em tradução livre], no qual pretende, em uma série de cinco livros, analisar as interlocuções entre Jornada nas Estrelas e o cristianismo. O primeiro livro, The Gospel According to Star Trek: The Original Crew, já foi publicado, e investiga estas interações na série original, na série animada, nos filmes com o elenco original e nos filmes da Kelvin timeline, incluindo Star Trek Beyond. O volume 2, dedicado à Nova Geração, deverá ser publicado ainda em 2017 ou no começo de 2018. Neece possui um blog onde escreve regularmente sobre estes temas. E no seu website, ao inscrever-se para receber sua newsletter, você ganhará gratuitamente uma cópia em pdf dos cinco primeiros capítulos do livro, que discutem a visão de mundo de Gene Roddenberry. Recomendamos! Afinal, se trata de uma abordagem bastante peculiar de Star Trek, que certamente deverá interessar aos fãs.

Confira a entrevista que o blog fez com o autor.

Para muitos fãs, Star Trek nos mostra um futuro onde a humanidade teria superado a necessidade de uma religião.  Qual a relação que você estabelece entre Star Trek e o cristianismo?

No futuro de Star Trek, a religião em grande parte caiu em desgraça na Terra, mas isso não quer dizer que não existe. Há algumas referências à religião humana, especialmente na série original, que ocasionalmente menciona que os seres humanos possuem "muitas crenças" de natureza espiritual ou religiosa. Naturalmente, existem também muitas religiões alienígenas - tanto as que são benéficas e respeitadas como as que são dominadoras e injustas. Uma vez que os aliens representam diferentes tipos de seres humanos em Star Trek, parece razoável concluir que Star Trek pode, através de culturas alienígenas, ilustrar os aspectos positivos e negativos da religião humana.

As conexões que vejo entre Star Trek e minha própria cosmovisão cristã têm em grande parte a ver com a paridade filosófica entre os dois. A maioria dos cristãos vê o humanismo de Star Trek e assume que ele deve ser anti-cristão. Embora seja verdade que Gene Roddenberry rejeitou sua formação cristã, foi a igreja de sua família que forneceu boa parte de sua formação moral, e o humanismo de Star Trek pode nos ajudar a ver a imagem de Deus na qual fomos criados e nos esforçamos para nos envolvermos mais com nossa própria humanidade.

Em Star Trek, as três grandes religiões monoteístas parecem não ter mais seguidores. Como é a fé dos personagens no futuro mostrado pela série?

Há muito pouca discussão sobre as associações religiosas de qualquer personagem humano de Star Trek, embora haja lampejos aqui e ali de influências cristãs ou judaicas. Um membro da tripulação da série original, em um episódio em particular, usa um bindi, possivelmente indicando que ela é hindu. Acho que a atitude de Star Trek em relação à religião em geral é melhor refletida nas palavras do capitão Jonathan Archer em um episódio de Enterprise: "Eu tento manter uma mente aberta".

Curiosamente, Spock, o mais popular (e alguns diriam mais central) personagem de Star Trek, também é um dos seus personagens mais religiosos. Sua devoção à Lógica é, verdadeiramente, uma disciplina espiritual que envolve meditação e ritual. A cultura vulcana tem (e parece ser governada por) uma classe sacerdotal e Spock é, em muitos aspectos, modelado conforme monges. Ele também é o único personagem central que parece ter definitivamente uma alma, como seu katra, ao qual seu pai se refere como seu "espírito vivo", devendo ser devolvido ao seu corpo em Star Trek III. Outros personagens como Kira, Chakotay e Worf têm crenças religiosas claras, enquanto Data prossegue sua própria jornada espiritual enquanto se desenvolve, referindo-se uma vez a ter tido uma "crise do espírito". Há muitos outros exemplos de personagens, sejam eles expressamente religiosos ou não, tendo crenças e práticas espirituais.

O Emissário: figura de Cristo

A série DS9 parece ser a que tem o tema religião mais presente, quase como aspecto central, por tratar da fé dos bajorianos e do Templo Celestial. Que diferenças e semelhanças você aponta entre o culto aos profetas e as religiões atuais, em especial o cristianismo?

A religião bajoriana é interessante porque é politeísta, tendo, nesse sentido, mais em comum com o hinduísmo que o cristianismo. Sua diáspora e a ocupação cardassiana também refletem a história judaica. Suas estruturas religiosas, por outro lado, são semelhantes à Igreja Católica e suas divisões internas me recordam a divisão Católica/Protestante. Onde mais se reflete o cristianismo, porém, está em seu Emissário, Benjamin Sisko, que se torna uma figura de Cristo muito intencional ao longo da série.

Isto não se destina, é claro, a pregar o evangelho, mas como as outras figuras não intencionais de Cristo em Star Trek (Spock e Data, mais notavelmente), a jornada de Sisko contém muitos paralelos com a cristologia e é surpreendentemente rica nesse aspecto. Eu estarei cobrindo isso em meu próximo livro sobre DS9, mas por enquanto seus leitores podem encontrar uma breve análise no meu arquivo de blog (http://www.kevincneece.com/benjamin-sisko-as-a-christ-figure.html).

Star Trek V é um filme muito criticado, embora seja um dos meus favoritos. Nele o tema da busca por Deus é um dos principais argumentos. Como você analisa esta história a partir de uma perspectiva cristã?

É estranho para mim que os seres humanos no filme identificam o planeta da entidade divina como "Éden", uma vez que o Éden era um lugar na Terra. É igualmente estranho para mim que qualquer um que acreditaria no Éden acreditaria que poderia encontrar Deus em um planeta, já que Deus nunca poderia ser tão contido. Concedido isto, as viagens para fora em Star Trek são frequentemente metáforas para viagens internas. Assim, poderíamos simplesmente olhar para ele de forma menos literal como uma jornada de fé.

No meu capítulo sobre Star Trek V no livro "Original Crew", eu me concentro principalmente na conversa que acontece no planeta entre Sybok, Kirk, Spock, McCoy e a entidade. Em particular, discuto como, cada vez que eles falam com a entidade, eles a avaliam contra um aspecto de Deus. Ele não deveria ser onisciente? Não deveria ser todo-poderoso? Não deveria ser amoroso? Cada vez que a entidade não corresponde, pode-se inferir que Deus, para ser Deus, deve satisfazer essas exigências. Assim, longe de uma declaração ateísta, o filme (como a série) envolve uma importante prática cristã chamada iconoclastia, a destruição de um deus falso. O Deus alternativo, que Kirk localiza no "coração humano", satisfaz essas exigências e é revelado nas Escrituras.

O falso deus de Star Trek V

Conheça mais sobre o trabalho de Kevin em seu website: http://kevincneece.com

Um comentário: