quinta-feira, 7 de julho de 2016

Momento histórico: Sulu será o primeiro personagem gay de Star Trek


Segundo entrevista de John Cho para o Herald Sun, o personagem Sulu será revelado como homossexual, sendo mostrados sua filha e marido em Star Trek: Beyond.

Cho disse:

"Eu gosto da abordagem, que é a de não fazer disso algo grande, que é para onde eu espero que estejamos evoluindo como espécie, não politizando orientações pessoais"
Além da relevância de Star Trek, baseada desde sempre no lema "Infinita Diversidade em Infinitas Combinações", finalmente possuir um personagem homossexual, o fato ainda ganha maior amplitude devido George Takei, o Sulu original, ter sido obrigado a esconder por quase toda a vida sua orientação sexual. 

Os 50 anos da franquia se tornam ainda mais memoráveis com esta notícia, seguindo a tradição que Star Trek tem em trazer importantes temas contemporâneos em suas histórias.

[ATUALIZAÇÃO] O Sulu original, George Takei, parece não ter concordado com o fato do personagem ser gay na linha de tempo Kelvin. Contudo, é importante lembrarmos que Takei é um notório crítico do reboot e não perderia a chance de dar essa alfinetadinha. Respeito a opinião dele mas acredito que não devemos ser dogmáticos. A tão propalada visão do Roddenberry é um ótimo exemplo disto. Ela é maravilhosa, criou o universo que amamos, porém, se seguida sempre à risca DS9 jamais poderia ter sido criada. Portanto, a opinião de Takei, embora válida, é apenas uma opinião e não pode ser considerada como verdade absoluta e definitiva a respeito do personagem.

A diversidade em Star Trek é mais do que bem-vinda, é necessária. A representatividade, como já no antológico caso de Nichelle Nichols em TOS, é algo muito importante e precisar estar cada vez mais presente. Tornar Sulu homossexual - mesmo que somente na Kelvin timeline - incluirá um contingente enorme de fãs que se reconhecerão ainda mais em Star Trek.

[ATUALIZAÇÃO 2] Ao longo do dia acompanhei - enojado, diga-se de passagem - manifestações de puro ódio, mostrando que a homofobia é um problema real que deve ser combatido duramente. O fandom de Star Trek deveria ser mais tolerante e menos conservador. Felizmente, no grupo Apenas um Trekker, creio que a maioria seja despida de preconceitos, e lá somos intolerantes com os intolerantes. Não temos espaço para o ódio. Sobretudo por tratarmos de Star Trek, que sempre foi baseada em tolerância e bondade.

Por outro lado, como questão secundária, diversos comentários apareceram no sentido de tentar demonstrar que Sulu em Star Trek Beyond não será o primeiro personagem gay da franquia. Sim, ele é. Jadzia e Lenara, por seu beijo, em um episódio, de mais de 700 no total, não se tornam gays. Até porque o beijo remete a uma relação heterossexual anterior. E Jadzia sempre se relacionou com o sexo oposto em DS9. Tampouco o Tenente Hawk de First Contact é gay. A menção a isso aparece em um livro, logo, não é canônica. Foi mais a expressão de um desejo de que Star Trek possuísse um personagem gay, no contexto da década de 90, quando a questão passava a ser tratada com mais naturalidade (naturalidade essa que não atingimos plenamente até hoje, conforme visto nas reações desesperadas de alguns com a notícia sobre Sulu ser homossexual).

12 comentários:

  1. ele não foi o primeiro personagem gay, Jadzia e Lenara são gays e aparecem em deep space nine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jadzia e Lenara não são gays. Um beijo entre duas mulheres (que nem humanas são) em um único episódio dos mais de 700 da franquia não as torna "personagens gays". E o beijo delas remete a uma relação heterossexual do passado. Da mesma forma que Jadzia se relaciona sempre heterossexualmente ao longo da série. Sulu sim, a partir de agora, será o primeiro personagem gay (canônico) de Star Trek. E trará toda a questão da representatividade, que é o que importa.

      Excluir
  2. Mais uma vez, Star Trek está a frente do seu tempo. A diversidade do universo também nos géneros. Muito interessante, ou como Spock falaria..... Fascinante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Star Trek sempre tratou dos temas contemporâneos, e esta questão é um das mais debatidas na atualidade. Novamente Star Trek nos faz debater e refletir.

      Excluir
  3. George Takei detestou e considerou uma "distorção lamentável " . A se pensar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post acabou de ser atualizado com esta informação e com o posicionamento do blog sobre a opinião de Takei.

      Excluir
  4. Em TNG eles abordaram o tema, de forma maquiada, mas abordaram. No episódio no qual o Rikker se envolveu com aquela espécie assexuada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já escrevi sobre isto aqui no blog. Confere aqui: http://edootrekker.blogspot.com.br/2016/06/a-homofobia-retratada-em-star-trek_2.html

      Excluir
  5. Como você disse Eddo, Star Treck sempre tratou de temas contemporâneos, o que é admirável. Só não entendo por que o Sr. Sulu original, que é gay, não gostou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é um crítico do reboot, não ia perder a chance de alfinetar. As respostas do Pegg e do Quinto a ele foram excelentes.

      Excluir
  6. Estava com meu parceiro no cinema quando vimos juntos essa cena, foi uma sensação incrível vermos juntos uma cena linda no cinema e sonharmos que toda ela será possível em um futuro proximo sem causar espanto e estranheza em outras pessoas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Representatividade é uma coisa importante, né? A cena ficou muito boa.

      Excluir