sábado, 2 de abril de 2016

Os livros de Star Trek lançados no Brasil: uma jornada literária



Olá, amigos trekkers!

Os meus dois livros estão à venda (impresso e e-book) nos links abaixo:

Star Trek: utopia e crítica social

📚 Amazon (impresso): https://amzn.to/2QjcCXh
📚 Amazon (e-book): https://amzn.to/2P18LNO


O'Brien deve sofrer! 

📚 Amazon (impresso): https://amzn.to/3ijdwNq
📚 Amazon (e-book): https://amzn.to/3yZheme



Inscreva-se no canal Apenas um Trekkerhttps://youtube.com.br/apenasumtrekker

***

Conheça alguns dos livros de Star Trek lançados no Brasil: uma jornada literária


O universo de Jornada nas Estrelas não se restringe somente aquilo que vemos nas telas da TV ou do cinema. Desde a década de 70 centenas de livros foram escritos e publicados, contando histórias que envolvem os personagens da franquia em eventos que não foram retratados nos episódios e filmes. 

Neste ano uma grande novidade agitou os trekkers brasileiros: a Editora Aleph - que na década de 90 publicou por volta de 30 livros de Jornada nas Estrelas no Brasil - relançou "Portal do Tempo", de A.C. Crispin, um dos maiores clássicos literários da franquia em todos os tempos. Este relançamento deu margem a especulações se a editora voltará a fazer lançamentos sistemáticos de Star Trek, como já realizou no passado. 

De fato, no ano em que a franquia completa seus 50 anos e haverá o lançamento de um novo filme, bem como está em andamento a produção de uma nova série para a TV, é absolutamente natural que o mercado editorial volte a ter interesse pelo público trekker. Esperamos que o lançamento de "Portal do Tempo" seja um grande sucesso, motivando a Aleph a continuar com as publicações. 

Abaixo, o blog preparou uma lista contendo alguns dos lançamentos da editora nos anos 90, com uma pequena sinopse de cada um. Seria um grande presente para os trekkers brasileiros se a Aleph relançasse este catálogo, e fosse ainda além, lançando diversos outros livros que ainda permanecem inéditos no Brasil. 

 1. Jornada nas Estrelas: Saga Passado 1 – O Portal do Tempo

De A.C. Crispin, é o livro relançado pela Aleph agora. Aborda uma viagem de Kirk, McCoy e Spock ao passado em busca do filho deste último. Lançado em 1991. As datas na lista correspondem ao ano de publicação no Brasil.

 2. Jornada nas Estrelas: Encontro em Farpoint

De David Gerrold, é a novelização do episódio piloto de TNG. (1991)

 3. Jornada nas Estrelas: Efeito Entropia

De autoria de Vonda N. McIntyre. Sinopse: "A Enterprise é chamada para transportar até uma prisão de reabilitação um perigosíssimo criminoso, acusado de usar pessoas como cobaias e assassiná-las. Spock descobre que se trata do Dr. Mordreaux, um brilhante físico do qual foi aluno e admirador. Inicia, então, uma investigação por conta própria e coisas estranhas começam a acontecer. O aumento da Entropia é assustador. E apenas Spock poderá deter o Caos!" (1991)

 4. Jornada nas Estrelas VI: A Terra desconhecida

De J.M Dillard, é a versão em livro do filme. (1992)

 5. Jornada nas Estrelas: O Navio Fantasma

De Diane Carey. Sinopse: "Marinheiros russos estão há séculos aprisionados como mortos-vivos numa entidade implacável e misteriosa. Como na lenda do Holandês Voador eles imploram pelo direito de morrer e acabar com sua infindável jornada pelo Universo. Cabe ao capitão Picard tomar uma angustiante decisão: destruir ou não a ameaçadora entidade e sua carga de almas atormentadas. Em meio a tantas dúvidas, a tripulação da nova Enterprise acaba descobrindo algo mais sobre sua própria essência. Uma aventura de tirar o fôlego, com um final comovente e emocionante." (1992)

 6. Jornada nas Estrelas: A Teia dos Romulanos

Autor: M.S. Murdock. Sinopse: "No Império Romulano existem aqueles cuja nobreza é legítima e incontestável. O comandante S’Talon é um deles e, ao ser enviado numa missão suicida contra a Federação, defronta-se com o capitão Kirk e sua tripulação. Tem início, então, um jogo de xadrez espacial, de espera, angústia e perigo. O computador da Enterprise, entretanto, ao invés de ajudar, passa a apresentar defeitos na programação que seriam cômicos se não colocassem em risco a vida de todos a bordo. Kirk, Spock e McCoy precisam desfazer a traiçoeira teia de intrigas tecida pelos romulanos e tentar manter a todo custo a paz na Galáxia." (1992)


7. Jornada nas Estrelas: Kobayashi Maru

De Julia Ecklar. Sinopse: "Um acidente na nave auxiliar da Enterprise deixa o capitão Kirk e seus oficiais à deriva no espaço, sem poder fazer nada a não ser esperar que Spock os resgate. Para fugir ao tédio e ao medo, cada um conta sua história de como passou no teste do Kobayashi Maru, realizado no simulador da Academia. Nesse teste, idealizado para os que planejam ser comandantes, os Klingons sempre ganham. Sempre... até aparecer um cadete teimoso e muito criativo: James T. Kirk. Finalmente Scott, Sulu, Chekov e o Dr. McCoy ficam sabendo como Kirk venceu no Kobayashi Maru!" (1992)

 8. Jornada nas Estrelas: Crime em Vulcano

"A nave estelar USS Enterprise, comandada por Kirk, dirige-se a Vulcano, planeta natal de Spock, para tentar salvar um tripulante gravemente ferido. Somente na Academia Vulcana de Ciências existe um equipamento que pode ajudar o Dr. McCoy. A máquina, porém, sofre panes teoricamente impossíveis, e pacientes começam a morrer. A próxima vítima? Amanda, a mãe de Spock! Para evitar o próximo assassinato, Kirk improvisa-se investigador e tenta desvendar o mistério de crimes sem motivo num planeta onde eles não deveriam ocorrer." (1992)


9. Jornada nas Estrelas: Os Guardiões da paz

De Gene Deweese. Sinopse: "Explorando uma nave estelar alienígena o comandante Data e o tenente LaForge são transportados para o meio de um conflito mortal. Enquanto o capitão Picard e a tripulação da Enterprise procuram desesperadamente resgatar seus dois oficiais, Data e LaForge descobrem estar numa estação orbital que usa sua avançada tecnologia para manter a paz num planeta. Agora, eles devem encontrar uma maneira de restaurar a confiança entre o planeta e os Guardiães da Estação, antes que uma guerra destrutiva tenha início." (1993)

 10. Jornada nas Estrelas: Tempo Assassino

De Della Van Hise. Sinopse: "Uma terrível armadilha temporal dos romulanos transporta a Enterprise para uma realidade alternativa. De repente, Kirk torna-se um jovem e amargurado alferes sob as ordens de um severo comandante: o Sr. Spock! Debatendo-se na armadilha romulana, cada um deles deve se libertar não só de seus captores mas, principalmente, de seu próprio alter ego, antes que a estrutura da Galáxia seja destruída." (1993)

 11. Jornada nas Estrelas: I.D.I.C.

De Jean Lorrah. Sinopse: "IDIC: Infinita Diversidade em Infinitas Combinações. Para os vulcanos, mais do que uma simples crença, é a pedra fundamental de toda sua filosofia. Agora, em Nisus, uma colônia científica vulcana, essa filosofia de tolerância será posta a prova. Num planeta onde vulcanos, humanos, klingons e muitas outras raças vivem e trabalham lado a lado, uma epidemia mortal surge arrasadoramente. De algum modo, sua origem está enraizada na própria filosofia IDIC e ameaça deflagrar o que se conseguiu evitar durante séculos: Uma Guerra Interestelar" (1993)

 12. Jornada nas Estrelas: Saga Passado 2 – O Filho de Spock

Outro romance de A.C. Crispin. Sinopse: "O fluxo do tempo na Galáxia está se alterando e só há uma explicação para isso: há algo de errado com o Guardião da Eternidade. Para salvar o Universo, o Comando da Frota Estelar reúne três figuras lendárias: o Almirante Kirk, o Sr, Spock, e o Dr. McCoy. Enviados cinco mil anos no passado, eles precisam achar a única pessoa capaz de se comunicar com o Guardião. Novamente encontram Zar, o filho de Spock, fascinante personagem do Portal do Tempo, primeiro livro da Coleção Star Trek." (1993)

13. Jornada nas Estrelas: Deep Space Nine – Emissário

Outro livro de J.M. Dillard. Sinopse: "Orbitando o planeta liberado de Bajor, uma estação espacial da Federação guarda a entrada instável de um "buraco de minhoca" (porta cósmica que pode transportá-lo a qualquer lugar do universo). O outro lado da entrada vai dar no Quadrante Gamma, dominado pelos terríveis Dominion. Comandada por um amargurado oficial da Frota Estelar e habitada por uma variedade de exóticos alienígenas, a misteriosa estação espacial Deep Space Nine guarda um segredo que acaba se tornando de importância vital para toda a Galáxia." (1993)

 14. Jornada nas Estrelas: Imzadi

De Peter David. Sinopse: "Durante uma importante conferência de paz a bordo da Enterprise, a conselheira Deanna Troi misteriosamente adoece e morre.Muitos anos antes, no planeta Betazed, ela e o comandante Riker haviam vivido um tempestuoso caso de amor. Mesmo depois que se apagaram as chamas da paixão, eles ainda continuaram Imzadi... como se diz, em Betazóide, quando duas pessoas continuam unidas por uma forte ligação emocional e até telepática.Inconformado com o desaparecimento de sua Imzadi, Riker embrenha-se numa perigosa aventura através do Portal do Tempo, violando as regras de segurança mais básicas da Federação e contrariando seu amigo, o comandante Data." (1994)

 15. Jornada nas Estrelas: Meu Inimigo, Meu Aliado

De Diane Duane. Sinopse: Uma terrível ameaça paira sobre os mundos da Federação: os romulanos começaram a capturar vulcanos e usar seus tecidos cerebrais para obter poderes telepáticos extraordinários. Ael t' Rlailiiu, inimiga de longa data do capitão Kirk, percebe que esse poder, sem a disciplina mental vulcana, representa um perigo para o próprio Império Romulano. Surge, assim, uma estranha aliança entre Ael e Kirk, para tentar resgatar os prisioneiros vulcanos." (1994)

16. Jornada nas Estrelas: O Princípio Pandora

De Carolyn Clowes. Sinopse: "Uma espaçonave romulana ultrapassa, misteriosamente, a Zona Neutra e penetra no território da Federação. Quando o capitão Kirk e a tripulação da Enterprise investigam a estranha invasão, defrontam-se com uma nave abandonada. O comando da Frota Estelar ordena, então, que a misteriosa nave seja levada para a Terra. Mas a Ave de Rapina romulana traz, escondida, uma perigosa carga, uma força mortal que é liberada no coração da Federação. Somente Spock e sua pupila, a cadete Saavik, poderão descobrir o segredo que existe por trás da mais mortal ameaça romulana." (1994)

 17. Jornada nas Estrelas: Sobreviventes

Mais um de Jean Lorrah. Sinopse: "Treva, uma colônia humana isolada do resto da Galáxia nos limites do espaço conhecido, está prestes a tornar-se um membro da Federação, mas uma surpreendente mensagem é recebida pela Enterprise: Treva está imersa numa violenta revolução e seu líder vem cometendo incontáveis atrocidades em nome da liberdade. O Comandante Data e a Tenente Tasha são designados para investigar o caso, mas, quando chegam a Treva, deparam-se com um problema muito mais complexo do que uma simples rebelião. O presidente de Treva quer mais do que conselhos da Federação para lutar contra os rebeldes: quer suas armas. E antes da batalha terminar, fará tudo para conseguir o que deseja, nem que tenha que passar sobre os cadáveres de Data e de Tasha, se necessário..." (1994)


18. Jornada nas Estrelas: Herança

De Michael Jan Friedman. Sinopse: "Uma inspeção de rotina ao planeta Alpha Octavius acaba se tomando um desastre. Spock é envenenado por uma estranha criatura e Kirk acaba soterrado por um violento terremoto. As buscas organizadas pelo Engo Scott acabam sendo suspensas quando a U.S.S. Enterprise é convocada para o sistema Beta Cabrini para salvar uma colônia de mineiros sob ataque. Chegando em Beta Cabrini a Enterprise se defronta com Dreen, o homem que Spock viu ser derrotado por seu anterior comandante, o Capitão Pike. Lutando contra os efeitos do veneno, Spock assume o comando da nave e engaja-se num mortal jogo de gato-e-rato com Dreen. Um jogo cuja única regra é um insano desejo de vingança e que só poderá ter um único sobrevivente! (1995)

 19. Jornada nas Estrelas: Paraíso selvagem

De Peter David. Sinopse: "Mesmo nas melhores circunstâncias, terraformar um planeta é uma tarefa dura e perigosa que desafia o mais calejado pioneiro. Quando os terraformadores do planeta Paraíso começam a ultrapassar os prazos previstos, pedem ajuda do comandante Riker que, temporariamente, deixa a Enterprise. Enquanto seu substituto, um oficial chamado Stone, começa a gerar sérias dúvidas sobre seu comportamento, Riker se defronta com terríveis dificuldades numa luta de vida e morte com o selvagem ambiente de Paraíso. Logo ele se verá face-a-face com o maior perigo e mais oculto segredo desse estranho planeta!" (1995)

 20. Jornada nas Estrelas: A Nova Geração

De J.M. Dillard. Basedo no filme Generations. (1995)


21. Jornada nas Estrelas: Relíquias

De Michael Jan Friedman, baseado no episódio "Relics", de TNG. Sinopse: "O Engenheiro Montgomery Scott, ou Scotty, como era chamado carinhosamente pelo capitão Kirk e pelo doutor McCoy, sempre foi considerado um "fazedor de milagres". Quando se vê numa situação sem saída, em circunstâncias tão dramáticas que levariam qualquer um a se resignar com a morte inevitável, Scotty encontra uma surpreendente maneira de sobreviver... Aprisionado em um "loop infinito" de teletransporte, Scotty fica como que congelado no tempo até ser resgatado, quase um século depois, justamente pela Enterprise de outro lendário engenheiro: o tenente LaForge." (1996)


 22. Jornada nas Estrelas: Cemitério Espacial

Terceiro livro de A.C. Crispin publicado pela Aleph. Sinopse: "A Enterprise é enviada para investigar o estranho desaparecimento de várias naves Klingons e da Federação que viajavam ao longo de uma nova rota comercial. Essa procura leva o capitão Picard e sua tripulação para um assustador cemitério espacial cheio de naves de todo tipo e tamanho, todas elas., mortas. No centro do cemitério se encontra um Artefato incrivelmente poderoso construído por uma antiga raça alienígena. Na medida em que a tripulação luta para solucionar o mistério, involuntariamente dispara um terrível poder que ameaça com a insanidade e a morte todos a bordo da Enterprise." (1997)

 23. Jornada nas Estrelas: Manual da Enterprise

Escrito e ilustrado por Shane Johnson, tem plantas e diagramas, dentre outros detalhes, da nave Enterprise. É escrito a partir do ponto de vista de Scott. (1993)

 24. Jornada nas Estrelas: Mundos da Federação

De Shane Johnson. Sinopse: "Como corpo administrativo e organização política, a Federação Unida de Planetas é fundamentada em uma simples mas importante ideia: diversidade. De fato, diversidade constitui a própria essência da Federação, que é um amálgama de diferentes mundos, raças e culturas. Do respeito pela diversidade vem o reconhecimento dos direitos individuais: os direitos de todos os seres à auto-determinação, o direito de escolher e seguir seu próprio destino. Este volume é um guia conciso à história e cultura destes mundos. Também estão incluídas aqui descrições de mundos não membros. Todos eles são notáveis, por sua cultura, vida animal ou vegetal, formação geológica ou posição no especo. Alguns desses mundos são hostis à Federação, resultando na sempre presente ameaça de conflito interestelar. Com seus estranhos habitantes, centenas de mundos são descritos com desenhos e diagramas detalhados. Um manual de leitura e consulta indispensável na biblioteca de todo trekker." (1994)

 25. Jornada nas Estrelas: Dicionário da Língua Klingon

Do linguista Marc Okrand, criador do idioma klingon. Traduzido para o português por Eduardo Akira. Sinopse: "Primeiro dicionário Português / Klingon - Klingon / Português. O Dicionário da Língua Klingon, uma obra de ficção criada vários anos após os klingons serem apresentados aos espectadores de Star Trek. Neste guia sua linguagem é detalhada e apresentada de forma didática aos fãs. Alguém vai aprender o klingon? Bem, segundo o General Chang (Christopher Plummer) no filme A Terra Desconhecida, "Você nunca ouviu realmente Shakespeare se não o ouviu em klingon". Para o leitor brasileiro leigo (não trekker) a ideia de se publicar este dicionário pode parecer inusitada! Uma leitura mais atenta, porém, prova que trata-se de um trabalho sério de pesquisa, imaginação e, sem dúvida, de lingüística." (1995)

Outros lançamentos

Nos anos 2000 a Devir também investiu na publicação de livros de Jornada nas Estrelas, lançando quatro HQs.

1. Klingons: Herança de Sangue

Sinopse: é o épico que marca o retorno de Jornada nas Estrelas aos quadrinhos no Brasil. O leitor vai se surpreender ao ver o intrépido Capitão Kirk e a tripulação da USS Enterprise atuando como vilões dessa história! Ou será que isso não é possível? Essa história surpreendente tem roteiro de Scott e David Tipton e arte de David Messina. O álbum traz ainda um capítulo inteiro escrito no idioma klingon e um breve manual técnico do Cruzador de Batalha Klingon D-7, uma das naves mais temidas do universo de Jornada nas Estrelas. (2008)

2. Star Trek: Raças Alienígenas

A diversidade racial no vasto universo de Star Trek sempre foi um grande atrativo que conquistou fãs no mundo todo. A palavra "alienígena" nunca pareceu tão comum quanto nos seriados de TV, nos filmes para o cinema e, é claro, nas histórias em quadrinhos! Gorns, Vulcanos, Andorianos, Órions, Borgs e Romulanos. Um pouco da tradição e das peculiaridades que tornam cada uma dessa raças única é contado nos seis capítulos deste volume. Escritas e ilustradas por grandes nomes dos quadrinhos, as histórias ainda trazem as participações especiais de personagens mais do que familiares, como os capitães Pike, Kirk e Picard, além de Spock, Chekov e outros! (2010)

3. Star Trek – Jornada nas Estrelas, A Nova Geração: Interlúdios 

Lançadas originalmente nos EUA para festejar o aniversário de 20 anos de Jornada nas Estrelas - A Nova Geração, as histórias desta edição fazem uma “ponte” entre as sete. Cada uma das aventuras mostrada aqui se passa entre os diversos episódios do seriado e se fundem numa trama cheia de mistério e suspense.

4. Star Trek: Ano 4

Essa edição continua, em quadrinhos, as explorações da USS Enterprise, exatamente de onde a lendária série de TV parou. A missão original da nave estelar Enterprise deveria ter durado cinco anos, um para cada temporada na TV. Infelizmente para o capitão James Tiberius Kirk e sua tripulação, a "missão" chegou ao fim no terceiro ano – Data Estelar 5928.5 para ser exato. Agora nós finalmente teremos a chance de acompanhar o quarto ano da série, contado através de seis histórias independentes, em páginas com quadrinhos no formato “widescreen”. 

Em 2009 a Aleph também publicou o Almanaque Jornada nas Estrelas, dos brasileiros Salvador Nogueira e Susana Alexandria.

Enfim, minha intenção não foi reproduzir cada um dos livros do universo de Star Trek publicados no Brasil, faltam muitos nessa lista. Mas acredito que a partir dela é possível vislumbrar como a franquia já foi melhor tratada pelo mercado editorial no país. Sobretudo pela Editora Aleph, que investiu fortemente neste nicho na década de 90, escrevendo praticamente sozinha a jornada literária de Star Trek no país. Com o relançamento de "Portal do Tempo" esperamos que o Guardião da Eternidade nos ajude e que voltemos aquele tempo onde vários livros de Jornada eram publicados todos os anos neste quadrante.

5 comentários:

  1. Ola amigo, faltou este Jornada nas Estrelas: O Retorno do Capitão Kirk - escrito "pelo próprio Kirk" William Shatner

    ResponderExcluir
  2. otimo post falta alguns ainda em minha coleção

    ResponderExcluir
  3. Faltaram os 5 volumes da Unicornio Azul de 1995-1996: Star Trek - Episódios da Série Clássica. 1a Temporada completa.

    E o volume solitário de 1997: Star Trek - Episódios da Série Clássica. Metade da 2a Temporada, não houve continuidade creio eu.

    ResponderExcluir