quinta-feira, 21 de julho de 2016

"Turist Ömer Uzay Yolu'nda": o primeiro filme de Star Trek

Pôster de "Turist Ömer Uzay Yolu'nda"
Se você pensa que TMP, de 1979, foi o primeiro filme a se passar no universo de Star Trek você está redondamente enganado. 

O primeiro filme de Jornada nas Estrelas é turco e foi produzido em 1973. Ou seja, 6 anos antes da estreia oficial de Star Trek na telona os trekkers - ao menos os da Turquia - puderam assistir nos cinemas uma aventura de Kirk, Spock e McCoy a bordo da Enterprise. 

Afinal, a TV turca havia iniciado em 1968 e um dos programas mais populares no país era justamente Star Trek. Da mesma forma, havia muita demanda por filmes de Hollywood que frequentemente apresentavam custos proibitivos para a exibição, restando como saída o próprio país produzir suas paródias - para não dizer plágios - das produções norte-americanas.

Este é o caso de "Turist Ömer Uzay Yolu'nda", uma espécie de paródia de Star Trek, que traz um personagem recorrente da comédia turca entre os anos 60 e 70 chamado "Ömer, o Turista". Aliás, a tradução do título do filme é justamente algo como "Ömer, o Turista em Star Trek". O personagem - uma espécie de Mazzaropi turco - era interpretado por um dos atores mais famosos da Turquia naquela época, chamado Sadri Alışık, sendo este filme o oitavo e último de uma série com o personagem.

O roteiro do "Star Trek turco" é baseado no episódio "The Man Trap", da primeira temporada de TOS, e o filme utiliza imagens da série, filmadas diretamente de uma TV. E isso é algo desastroso pois estas imagens ficaram completamente alaranjadas. 

Morte em Aurin 7
Evidentemente, o filme tem grandes restrições de orçamento, portanto os cenários são de papelão. E parece ter faltado pano para os uniformes femininos, sendo as minissaias das tripulantes ainda mais curtas que as de TOS. Porém, muitas cenas são externas, filmadas nas belas ruínas de Eféso

Outro aspecto que chama atenção é que a quarta parede é quebrada a todo instante, com atores a atrizes olhando diretamente para a câmera. Se foi vanguarda ou amadorismo nunca saberemos, façam suas apostas. 

A história de "Turist Ömer Uzay Yolu'nda" é simples, mas divertida. 

"Mr. Spak" quebrando a quarta parede
A Enterprise chega a Aurin 7 para encontrar o professor Krater, que vive no local há muitos anos. No planeta, em sua busca desesperada por sal, Nancy começa a atacar os membros da tripulação causando suas mortes. Para evitar que a culpa recaia sobre ela - e aí vem a ideia deliciosamente estapafúrdia do filme - o Professor - que possui uma máquina do tempo - decide trazer um homem do passado e apresentá-lo como sendo o verdadeiro assassino. Dessa forma, Ömer, que estava naquele instante sendo obrigado por homens armados a se casar com uma mulher que supostamente havia engravidado, é trazido ao planeta e levado em seguida para a Enterprise. A partir daí mil estrepolias acontecem na nave, mas no fim tudo dá certo e até mesmo o sisudo Spock se rende ao simpático vagabundo Ömer. 

Recomendo muito essa curiosidade cinematográfica e importante acontecimento da história trekker.

Abaixo, assista o filme no YouTube (legendas em inglês).


Nenhum comentário:

Postar um comentário