quinta-feira, 5 de maio de 2016

Gene Roddenberry e uma lista de sugestões dos fãs em 1986

Em meio à pré-produção de Star Trek: TNG, no final de 1986, Gene Roddenberry encaminhou um inusitado memorando para os produtores da nova série. 

Alguns dias antes, Gene havia participado de uma convenção em Nova York e lá recebeu uma série de sugestões dos fãs para a nova encarnação de Star Trek que começava a ganhar vida. A lista foi encaminhada como sendo representativa de um consenso de opiniões entre os trekkers que conversaram com Gene. Possivelmente, essas ideias podem ter influenciado a "bíblia" de TNG, escrita por Roddenberry em março de 1987.

Eis os 11 itens:

1. Ao menos dois alienígenas não-humanos no elenco principal.
2. Mais descendentes da Terra nascidos em outros planetas dentro do elenco.
3. Mais mulheres na mesma posição que homens.
4. Mais exploração de outros planetas ao invés da nave.
5. Abordar questões morais e sociais que surgem a partir de pessoas que nascem e crescem na nave.
6. Criar uma Federação que não seja tão centrada no planeta Terra.
7. Abordar a questão do direito de colonizarmos outros planetas que por si so poderiam vir a desenvolver vida inteligente.
8. Não colocar muitas luzes piscantes nos controles. 
9. Continuidade - se um fato foi estabelecido em um episódio, não mudar esse fato para resolver um problema em outro episódio. 
10. Não deixar a segurança da nave ser tão desastrada.
11. Limitar o uso de viagem no tempo nos episódios. 

Roddenberry sempre valorizou os fãs, a ponto de colocar centenas deles como figurantes em Star Trek: The Motion Picture. Encaminhar esta lista de sugestões aos produtores reafirma esta inclinação do criador de Star Trek. Algumas das sugestões (não podemos saber se já estavam sendo cogitadas, ou foram acatadas após a manifestação dos fãs) parecem ter sido utilizadas. 

A questão da igualdade dos sexos está presente nas reivindicações, e de fato tivemos muitas personagens mulheres importantes em TNG, como a Tasha Yar, Deanna Troi, Dra. Crusher e Guinan. 

A diversidade de espécies também é vista no elenco principal, com um klingon, uma betazóide e um andróide. Por sua vez, Tasha Yar atendia a sugestão de existir humanos nascidos fora da Terra.

A consciência, 20 anos após TOS, de que muitos dos equipamentos pareciam datados se torna evidente com a sugestão de que os controles não tenham muitas luzes piscantes.

Sobre viagem do tempo, realmente não entendo o motivo desta implicância de muitos trekkers. Alguns dos episódios mais legais de todas as séries envolvem viagem no tempo e isso não transforma "Star Trek" em "Time Trek".

Quanto ao caráter expansionista e colonizatório da Federação, bem como a centralidade da Terra nesta e também a na questão da segurança da nave, acredito que as sugestões não tenham sido muito bem aproveitadas.

Enfim, são apenas alguns comentários sobre esse documento interessantíssimo que ajuda a contar um pouco da história de TNG.


Nenhum comentário:

Postar um comentário