quinta-feira, 16 de junho de 2016

Há 25 anos Jornada nas Estrelas ia ao ar pela TV Manchete

Há exatos 25 anos, no dia 16 de junho de 1991, estreava pela extinta TV Manchete a série Jornada nas Estrelas; A Nova Geração, conforme registrava o jornal O Estado de São Paulo (imagem ao lado). 

A matéria, assinada por Marcel Plasse, e publicada na edição dominical, informava que além da Nova Geração de Star Trek a TV Manchete também exibiria regularmente a série clássica. 

No ano em que a série completava 25 anos, o texto destacava pesquisa realizada nos EUA que revelava que 53% dos norte-americanos se declaravam fãs da franquia. Da mesma forma, lembrava-se do ônibus espacial Enterprise, batizado em homenagem a Star Trek. O texto esboça ainda um panorama sobre TNG, com breves comentários sobre os personagens principais, revelando ser a série, naquele momento, uma das maiores audiências nos EUA, chegando já a sua quinta temporada. Destaca os efeitos especiais, produzidos pela Industrial Light & Magic, e o custo de cada episódio, em torno de US$ 1,3 milhão, que tornava TNG a série mais cara da TV dos EUA.

O episódio piloto "Encontro em Longínqua" seria exibido às 18 horas daquele domingo, passando a série a ser exibida regularmente a partir do sábado seguinte. O nome do programa informado na matéria seria Manchete Espacial, exibindo também, de acordo com o autor, "os horríveis Buck Rogers e Galactica". O programa, posteriormente, seria chamado de Sessão Espacial, e passaria TOS nas segundas, quartas e sextas. TNG seria sempre exibida aos sábados. Foi um programa extremamente importante, pois criou uma nova geração de trekkers no Brasil, que se apaixonaram pela série assistindo Jornada nas Estrelas na TV Manchete.

É interessante notar que nos 25 anos de Star Trek havia interesse por parte das redes de TV brasileiras em celebrar o acontecimento. Já em 2016, nos seus 50 anos, a realidade parece ser bastante diferente.

Como curiosidade sobre a matéria, vale ressaltar que o autor escreveu sobre as habilidades "em patas" da conselheira Deanna Troi...

Para ler a matéria completa clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário