quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Star Trek: Sem Fronteiras - Justin Lin revela o nome do vilão

Desde que o polêmico trailer de Star Trek: Sem Fronteiras apareceu o mundo trekker está em polvorosa. Muitos elementos indicam que o filme terá muito pouco do espírito original de Jornada nas Estrelas, estando mais próximo a um Velozes e Furiosos do espaço.

Mas de qualquer forma muitas questões surgiram. As principais delas giram em torno de mais detalhes sobre o vilão do filme e sobre se existem relações com o filme anterior, Into Darkness. Por exemplo, nas questões do DNA de Khan e do teletransporte interestelar. Quanto a esta último o diretor joga alguma luz, sendo taxativo: não, não existem relações e estes fatos não serão utilizados no novo filme. 


Segundo informações de Lin, Kraal não é um klingon nem um gorn, aliás, não pertence a nenhuma espécie vista até hoje na franquia.

Ainda de acordo com o diretor, o personagem possui alguns aspectos complexos e interessantes:

"Eu realmente gosto do personagem porque ele desafia a filosofia da Federação, e isto é algo crescente, que eu queria ver. Ele é um personagem que tem uma filosofia distinta. Às vezes eu assisto Trek e vejo a utopia em San Francisco, e penso: 'Eles não têm dinheiro, então como é que eles vivem, como eles competem?' Essas são coisas que o personagem, de certa forma, tem um ponto de vista muito distinto e válido... quando alguém realmente desafia um modo de vida, como a Federação costuma agir, eu posso ver - seja certo ou errado - que este é um ponto de vista válido, e isso é um ponto de partida"

Ou seja, o argumento do filme aparentemente terá como aspecto central o conflito entre duas civilizações e a luta pela imposição de uma visão mais legítima sobre o universo. 

Possivelmente temos dois desdobramentos a partir disso: o primeiro ficcional, pode ser interessante do ponto de vista narrativo, pois tornaria a trama mais complexa e profunda. O segundo ponto a meu ver é mais preocupante, pois reside no fato de que Lin parece estar PESSOALMENTE contestando os valores da Federação, que em última análise são os valores defendidos por Gene Roddenberry ao criar Star Trek. Talvez seja um indício de como os roteiristas e o diretor enxergam a franquia.

Estas são algumas informações importantes para que possamos entender um pouco melhor a proposta de Star Trek: Sem Fronteiras, que poderá levar a franquia à salvação ou à perdição, dependendo do quanto Justin Lin e os roteiristas carregaram nas tintas de um lado ou de outro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário