segunda-feira, 28 de junho de 2021

Duas utopias socialistas na ficção científica: Estrela Vermelha e Star Trek

 

Oi, pessoal! Sejam bem-vindos à coluna Apenas um Trekker que, com muita honra, tenho a oportunidade de inaugurar hoje no ColetiveArts!

Pra quem ainda não me conhece, eu sou trekker em turno integral e professor e historiador nas horas vagas. Então aqui nesse espaço vocês vão encontrar quinzenalmente algumas linhas sobre elementos instigantes do universo de Jornada nas Estrelas (pra quem tem mais de 40) e Star Trek pro pessoal da “nova geração” (opa, não resisti).

Star Trek trata sobre utopia, trata sobre a construção de uma sociedade sem classes sociais, sem opressão, onde liberdade e igualdade são sinônimos. Star Trek, pra mim, é a representação da sociedade pela qual os comunistas lutam há séculos. É por essas e outras tantas razões que eu amo o universo da Federação Unida de Planetas e nessa jornada (não resisti de novo) que iniciamos hoje iremos visitar tudo que há de mais incrível nessa franquia de ficção científica que completa 55 anos em setembro.

Bom, sem mais delongas, passemos para o tema da coluna de hoje: duas utopias socialistas na ficção científica.

Pra abordar isso vou me ater a duas produções que apresentam sociedades socialistas no futuro. Uma delas, é claro, é Star Trek. A outra é um pouco mais antiga e se trata de um livro: Estrela Vermelha, obra escrita pelo revolucionário russo Aleksandr Bogdánov, em 1908. A primeira foi criada por um texano que foi aviador na Segunda Guerra Mundial e redator de discursos para o chefe da polícia de Los Angeles. Mas não se deixe enganar por essas credenciais: Gene era um progressista.

Já o russo Bogdánov fazia parte do Partido Bolchevique sendo bem próximo a Lênin durante um período. Era uma figura excêntrica que fazia experimentos pioneiros com transfusão de sangue. Acabou morrendo vitimado por suas próprias experiências: uma transfusão que deu errado.

Mas o ponto aqui é que eu vejo pontos de contato muito interessantes nas obras que saíram das mentes desses dois homens tão diferentes, mesmo que elas possuam também grandes e óbvias diferenças, especialmente do ponto de vista formal – afinal, uma se trata de obra televisiva/cinematográfica coletiva e diversificada e a outra é uma peça literária escrita por um único autor.

Estrela Vermelha é uma ficção científica utópica escrita no início do século XX e que nos remete em alguns momentos ao universo de Star Trek. Publicado em 1908, muito antes da era espacial, o livro narra uma curiosa viagem à Marte, onde prospera uma civilização comunista.

No Brasil, a obra só foi publicada em 2020, pela Boitempo, sendo esta edição a primeira tradução para o português. Bogdánov, como já mencionado, era um bolchevique, portanto um militante comunista. A atmosfera e os anseios revolucionários no período em que escreveu a obra eram tão densos que podiam ser cortados a faca. E isso pode ser claramente identificado no livro, que conta, em linhas gerais, a seguinte história (spoiler alert!):

Certo dia, um militante revolucionário chamado Leonid é abordado por um homem muito misterioso que, com o tempo, acaba por se revelar um marciano. Assim, Leonid é convidado a acompanhá-lo em uma insólita viagem até Marte para conhecer a sociedade que existe lá. Esse marciano, chamado Menny, é o líder de uma missão formada por cientistas, engenheiros, e astrônomos que vieram à Terra em busca de uma pessoa que possuísse o perfil adequado para acompanhá-los de volta a Marte. O eleito tinha que acreditar na revolução social e ser um defensor da igualdade. É assim que o revolucionário Leonid é escolhido pelos marcianos.

Chegando em Marte, após uma viagem turbulenta, Leonid se depara com uma sociedade onde não há Estado; a organização social e econômica é baseada na propriedade coletiva; as decisões políticas são tomadas por meio de conselhos no formato de assembleias. Outra coisa muito diferente da vida na Terra é que as relações individuais e amorosas que conhecemos na sociedade de classes já não mais existem lá. Não existe relação de posse entre as pessoas, reflexo de uma sociedade comunista, onde todos são livres. Logo, o amor também é livre.

O ponto chave do livro é apresentar uma utopia socialista e realizar o contraste desta com as sociedades de classes da Terra, de maneira dialética. Além disso, vemos também como reage um indivíduo em uma sociedade totalmente diferente daquelas que conhece e que não ajudou a construir, com os conflitos internos e externos que advém dessa situação. De qualquer forma, Leonid fica encantado com o que vê.

Um trecho significativo do livro que comprova a sua admiração pela nova sociedade é quando ele descobre que as plantas marcianas são vermelhas. O visitante conclui que se o vermelho é a cor da bandeira socialista, consequentemente, ele poderá se acostumar com a cor socialista da natureza marciana.

Menny lhe afirma que na Terra também há uma natureza socialista por trás do tudo que se vê à primeira vista. Basta usar óculos com lentes que absorvam a luz verde e rapidamente o vermelho se manifestará nas plantas. É uma bela metáfora para dizer afirmar a inevitabilidade da revolução socialista.

A utopia da estrela vermelha de Bogdánov possui muito em comum com a utopia socialista da Federação, apesar de algumas diferenças significativas. Ambas apresentam sociedades sem classes sociais. Porém a relação com o trabalho é diferente. Enquanto em Star Trek os replicadores (aparelhos que fazem instantaneamente desde xícaras de chá Earl Grey até máquinas complexas) libertam as pessoas do trabalho, em Marte todos precisam trabalhar, porém em jornadas de trabalho diminutas e não necessariamente sempre no mesmo ofício.

Contudo, as pessoas podem escolher outras atividades para trabalhar de acordo com a sua vocação. A distribuição do trabalho é totalmente livre. Isso só pode acontecer pela grande consciência social de todos, já que, segundo os marcianos, o trabalho é uma necessidade natural do ser socialista desenvolvido. Além, é claro, do grande poderio produtivo e da absoluta racionalidade do processo econômico.

Assim, não há necessidade de nenhum tipo de coerção para o trabalho. Esse aspecto realmente se parece muito com o que vemos em Star Trek. Todas as pessoas trabalham, mesmo não havendo nenhuma obrigatoriedade para isso, seja externa ou seja por uma questão se sobrevivência.

As crianças são criadas de forma comunitária. Existem as chamadas Casas das Crianças, onde vivem até 300 crianças e jovens, que são educados todos juntos, independentemente da idade. Os pais podem visitá-los quando quiserem e até mesmo morar por um tempo nessas casas. Uma concepção bastante próxima às ideias de Alexandra Kollontai sobre a família sob o comunismo. Eis um ponto bem diferente da Federação, onde o modelo de família frequentemente é representado como o mesmo dos dias atuais.

Outro aspecto de divergência é que Marte em breve irá passar por uma crise de desabastecimento, em função do aumento da população, fazendo com que se busque colonizar outro planeta. A Federação abre colônias mas não em função de tragédias climáticas ou produtivas na Terra. Bogdánov já antecipava os reflexos da exploração desenfreada dos recursos naturais no capitalismo. As duas possibilidades de colonização são Vênus ou a Terra.

Então existem debates sobre como fazer isso. Um cientista chamado Sterny, que inicialmente o leitor poderá associar à lógica dos vulcanos, é profundamente frio e analítico. Mas segundo seus colegas, ao decompor seus objetos de estudo, Sterny não obtém nada maior que o todo, pelo contrário, obtém algo menor, prejudicando sua avaliação subjetiva e humana.

Perdendo sua humanidade, Sterny propõe a aniquilação dos humanos da Terra já que não seria possível coexistir com sociedades tão primitivas, afastando-se assim do que seria um pensamento lógico tipicamente vulcano e também dos comunistas. Evidentemente, a maioria não concorda com isso e a maior oposição vem de uma cientista chamada Netty, que defende a tese de que deve haver a fusão das duas humanidades, da Terra e de Marte, de forma que a Terra possa evoluir. Essa é a posição da maioria.

Por um lado, podemos notar uma semelhança com a Federação, tendo em vista que seria formada uma união entre terráqueos e marcianos. Mas percebemos que há uma grande diferença tecnológica e social entre as duas sociedades, fato que mobilizaria a Primeira Diretriz, lei máxima que proíbe a interferência da Federação em outras culturas.

As relações de gênero também são diferentes. É quase impossível diferenciar um marciano homem de uma mulher, eles são, no que se chamaria hoje, não-binários o que é algo bastante ousado para a época em que o livro foi escrito (aqui é possível fazer uma conexão com o episódio The Outcast, de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, que abordo no meu livro Star Trek: utopia e crítica social.

Mas a questão é que Leonid se apaixona por Menny, que até então considerava homem, e acaba por descobrir que ela é de fato uma mulher. Entretanto, o amor livre que ocorre em Marte é incompreendido por Leonid, enquanto ser humano do início do século XX, mesmo sendo socialista.

Estrela Vermelha foi uma obra escrita sessenta anos antes de Star Trek surgir. Mas podemos ver muitas coisas em comum entre ambas. A utopia, a sociedade sem classes e a completa liberdade em relação ao trabalho, sem dúvida alguma, são elementos que aproximam as duas obras que foram na contramão das distopias. Tanto o livro de Alexandr Bogdánov quanto a criação de Gene Roddenberry conseguem vislumbrar outro mundo possível que não seja o capitalismo e o apocalipse inevitável que virá se ele continuar existindo. Star Trek e Estrela Vermelha defendem a utopia, ou seja, a construção de um novo mundo de igualdade, liberdade e da realização integral do ser humano.

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Eduardo Pacheco Freitas é trekker em turno integral e professor e historiador nas horas vagas. Já cometeu dois livros sobre Jornada nas Estrelas: Star Trek: utopia e crítica social (2019) e O'Brien deve sofrer! (2021).

Um comentário:

  1. Gostei muito do artigo, é muito bom saber de mais obras literárias como essa, assim como Issac Asimov, Arthur c. Clarke, H.G. Wells, Frank Herbert, e muitos outros autores de meados do século com pensamentos utópicos, criando universos inteiros, que se tornam cada vez mais latentes em nossa atual sociedade.
    Mas como podemos pensar que uma sociedade socialista assim como em Star Trek, pode alcançar as estrelas, se somos cada vez mais bombardeados pelo capitalismo, com notícias e propagas de que não é bom, assim como “países", que são até isoladas do mundo por pensar diferente, deixando a sociedade atual com a dúvida do que é “o bom" é do que é “o certo".
    Talvez esses pensadores estejam certos em um ponto, como em muitas de suas histórias, que para alcançar a grandeza e até as estrelas, que o ser humano tenha mesmo que passar por guerras ou doenças ou cataclismas, que levem até quase a extinção, só assim para perceberem que o bom não é competir, é sim compartilhar, como em Star Trek, onde o dinheiro não importa, e sim o auto crescimento e ajudar os outros a chegarem lá da mesma forma.
    Talvez eu esteja errado, mas olhando de forma justa, esses tão aclamados pensadores, já nos mostravam a quase cem anos, como a sociedade se tornaria se o capitalismo, injustiças e desigualdades sociais continuassem, e mesmo assim continuamos no mesmo caminho, nem mesmo a história real de nós mesmos, como a queda de grandes impérios do mundo antigo, mudam o pensamento dos governantes.





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