terça-feira, 3 de dezembro de 2019

D.C. Fontana, roteirista de Star Trek, morre aos 80



O Apenas um Trekker está profundamente triste ao informar a morte de Dorothy Catherine "DC" Fontana, a lendária escritora que deu vida a alguns dos melhores episódios de Star Trek. Fontana faleceu aos 80 anos na noite de 2 de dezembro, após uma breve enfermidade.

Como escritora, Fontana é creditada em diversos episódios focados na cultura vulcana e ajudou a abrir caminho para as mulheres no nicho da ficção científica. Ela é a mente por trás de episódios da série original e da série animada, como "Yesteryear" e "Journey to Babel", que apresentaram o pai de Spock, Sarek, e sua mãe Amanda. Ela co-escreveu com Gene Roddenberry o episódio da Nova Geração nomeado para o Hugo Awards e continuou a escrever para TNG e Deep Space Nine. Seu último crédito como roteirista foi um episódio da série Star Trek: New Voyages, estrelado por Walter Koenig.

Os créditos não relacionados a Trek de Fontana incluem episódios de The Waltons, Bonanza, Babylon 5 e The Six Million Dollar Man, entre outros. Ela foi indicada ao prêmio WGA por co-escrever o episódio "Two Percent of Nothing" para Then Came Bronson. Mais recentemente, ela trabalhou como conferencista sênior no American Film Institute, onde foi mentora de aspirantes a roteiristas, produtores e diretores.

Fontana deixa o marido, o diretor de fotografia de efeitos visuais vencedor do Oscar, Dennis Skotak, e sua família deseja que doações em sua memória sejam feitas à Humane Society, à Best Friends Animal Society ou ao American Film Institute.

O Apenas um Trekker envia os pêsames e apoio à sua família e aos fãs que honram seu legado neste dia triste.

Fonte: startrek.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário