sábado, 15 de outubro de 2016

Nos 35 anos de Star Trek, O Globo destacava a influência tecnológica da série

No ano em que Jornada nas Estrelas completava 35 anos, o jornal O Globo publicava uma matéria, em 15/10/2001 - portanto há exatos 15 anos -, abordando as tecnologias presentes no universo de Star Trek que já haviam se tornado realidade.

A reportagem dá destaque ao GPS, comparável à tecnologias das espaçonaves da Frota Estelar, que são capazes de localizar uma pessoa em qualquer ponto de um planeta. Outro exemplo lembrado pelo jornal foram os comunicadores (erroneamente chamados na matéria de tricorders de comunicação) que se assemelham bastante aos telefones celulares. 

O texto compara também a tela na ponte de comando com as teleconferências ainda incipientes no início dos anos 2000 e hoje uma realidade parte do cotidiano, a partir de serviços como o skype ou hangout do Google. 

Além, é claro, daquilo que é bem conhecido por nós trekkers: a influência que as tecnologias da série tiveram sobre o trabalho de engenheiros, cientistas, pesquisadores, etc. 

Não vou entregar tudo que a matéria traz de interessante sobre o tema para não estragar a surpresa. Confira você mesmo clicando e ampliando a imagem logo aí abaixo. 

Como diria nosso velho amigo de orelhas pontudas, é "fascinante".  


Nenhum comentário:

Postar um comentário