quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Enterprise-D: Construction Project: Uma Enterprise pra chamar de sua

por Edoo Trekker

O Enterprise-D: Construction Project  é uma iniciativa sem precedentes na história de Jornada nas Estrelas. O projeto consiste na construção, em sua totalidade, da nave USS Enteprise NCC-1701-D (portanto a Enterprise de A Nova Geração) no plano virtual, de forma que isto funcione como um museu, permitindo aos trekkers a exploração de cada centímetro da nave. Cada sala, cada deck poderão ser visitados virtualmente, havendo planos, por parte do criador do projeto, de que a plataforma também possa ser utilizada para jogos online.

Nesta semana, Jason B, criador e única pessoa a trabalhar na realização do projeto, publicou um vídeo onde acontece uma tour de 12 minutos, que tem seu início a partir da nave-auxiliar Galileo voltando à Enterprise, seguindo então pelo Deck 4 (Cargo Bay) até chegar à Ponte no Deck 1. Abaixo, fiz uma seleção comentada de grandes momentos do vídeo.

Galileo retorna à Enteprise

Tudo começa com a nave auxiliar Galileo retornando de missão exploratória em meio a um cinturão de asteróides. Há uma estrela muito próxima, e quando Galileo retorna à nave percebemos que a Enterprise está em órbita desta estrela. O visual aqui já é estonteante e nessa altura já podemos sentir que o trabalho é de arrepiar.




Uma visita ao Deck 4

Ao entrar no Deck 4, o piloto da Galileo (que representa a nossa visão em primeira pessoa através da Enterprise) é saudado pela voz de um oficial lhe dizendo que está seguro, sendo “bem vindo à casa". Em seguida o tour segue pelo Deck 4, que é a Cargo Bay, ou seja o amplo e bem iluminado deck de cargas. Podemos avistar elevadores de carga, estações de transporte e naves auxiliares de diversos tipos.




Hora de subir

Após a vistoria pelo Deck 4 nosso tour segue pelo Deck 3. Chama a atenção que a subida se dá através de escadas, não sendo utilizado o turbolift em nenhum momento. A primeira parada no Deck 3 é no "Crew Lonuge", um espaço de descanso e convívio, muito bem decorado e agradável, com mesas e cadeiras confortáveis. Possivelmente este espaço é mais frequentado pelos oficiais responsáveis pelo Deck 4, pois enormes janelas dão vista para a "Cargo Bay", sendo possível acompanhar a movimentação das naves auxiliares pelo deck inferior enquanto se relaxa ao som de uma suave música ambiente.





Chegando ao Deck 2

No Deck 2 caminhamos pelos amplos corredores da Enterprise-D e visitamos um "Escape Pod" com seis lugares. Continuando com nossa caminhada pelo Deck 2, passamos por diversos alojamentos, contudo sem entrarmos em nenhum. Antes de subirmos ao Deck 1, damos uma passadinha no "Two Forward", o pequeno bar do Deck 2. É bem menor que o "Ten Forward", administrado pro Guinan, no Deck 10, mas agradável da mesma forma, com jazz tocando ao fundo e também xadrez tridimensional à disposição para quem quiser relaxar jogando um pouco. Sem falarmos da ótima vista para o espaço. Após isso, ainda visitamos mais dois “lounges” neste mesmo deck. Realmente os engenherios responsáveis por desenhar a Enterprise-D prezaram pela qualidade de vida dos seus tripulantes e passageiros.







Chegando ao Deck 1

Antes de acessarmos da ponte, passamos pela bem conhecida sala de reuniões, onde tantas e importantes decisões foram tomadas por Picard e seus oficiais. Em seguida, subimos (dessa vez através de rampas e não de escadas) até a Ponte. No corredor de acesso há um painel com várias reproduções das Enterprises anteriores. Decoradores tem um papel importante no século 24.






Finalmente: a Ponte

Ao entrarmos na Ponte imediatamente nos sentimos em casa, com todos aqueles ruídos característicos dos sistemas em pleno funcionamento. Ouvimos uma voz conhecida falar: “Captain Jean-Luc Picard, Federation starship Enterprise”. Aliás, ouviremos ao longo da visitação à Ponte as vozes de todos os principais oficiais. Estamos, de fato, na Ponte da Enterprise-D! A reconstituição dos detalhes é impressionante. Em seguida realizamos um visita inusitada: o banheiro da Ponte. O artista foi muito espirituoso e fez uma referência ao horroroso filme “O Demolidor”, com Sylvester Stalonne, ao colocar ao lado do vaso sanitário as famigeradas e misteriosas três conchas… Para terminar a visita, entramos na “Ready Room” de Picard, retratada com todos os detalhes. Inclusive com o Kurlan naiskos, artefato arqueológico presenteado a Picard pelo seu ex-professor Richard Gaelen (The Chase, 6x20), servindo de objeto decorativo.







                           

E assim chegamos ao término desta breve visita à USS Enterprise NCC-1701-D. Se já foi possível perder o fôlego com esta pequena amostra,  imaginem quando novos decks (a engenharia, por favor!) estiverem prontos e - oh meu Deus!- quando o projeto estiver concluído, com a Enterprise inteirinha à disposição dos trekkers. Com o nível de realismo dessa reconstituição virtual, que é magnífico, sem dúvida esta será uma Enterprise pra chamar de sua. Engage!





Publicado originalmente em: http://star-trek-brasil.webnode.com/news/enterprise-d-construction-project-uma-enterprise-pra-chamar-de-sua/

Nenhum comentário:

Postar um comentário