Star Trek é um fenômeno da cultura pop que completará 50 anos em 2016. Nestas cinco décadas o amor dos fãs - autointitulados trekkers - só cresceu e o carinho pelos personagens e histórias passou de pais para filhos, de avós para netos.
É uma verdadeira paixão que move os trekkers, que colecionam e catalogam tudo que diga respeito ao universo startrequeano e muitas vezes vestem-se de maneira idêntica aos seus personagens favoritos. Além disso, existe toda uma subcultura própria, com a produção de fans-fics, de blogs dedicados ao assunto (a atualização dos fanzines, típicos das décadas de 80 e 90), de produções cinematográficas independentes e diversas outras manifestações em homenagem às aventuras dos célebres personagens.
Depois de quatro séries derivadas da série original da década de 60, e 12 filmes - com o 13º a caminho -, a franquia cinquentona (à imagem do oitentão com pique de guri William Shatner) parece ter ainda uma vida longa e próspera pela frente.
Obviamente, por se tratar de um sucesso mundial, Star Trek (ou Jornada nas Estrelas para os íntimos) sempre foi retratada pela imprensa cultural ao longo de todo este tempo que esteve no ar, seja na cobertura das produções para a TV ou para o cinema, seja na abordagem do fenômeno cultural em si.
Desta forma, iniciei uma pesquisa, buscando reconstituir a trajetória de Jornada nas Estrelas na grande imprensa brasileira. Até o momento já obtive muito material, a princípio no jornal O Estado de S. Paulo e na revista Veja, mas ainda existe muita coisa a se garimpar nos acervos. Tenho certeza que aparecerão materiais divertidos e interessantes, como já vem acontecendo.
Neste post vocês poderão conferir o material resultante do início desta pesquisa, que ainda está em andamento. Desejo a todos uma ótima viagem pelos registros de Star Trek realizados pela nossa imprensa.
Outras amostras da representação de Star Trek na imprensa brasileira podem ser conferidas no site: Star Trek Brasil - Jornada nas Estrelas na Imprensa Brasileira.