quinta-feira, 9 de junho de 2016

Star Trek V estreava há 27 anos nos EUA; Trekkers enfrentaram chuva para assistir

Crítica positiva a Star Trek V
Há exatos 27 anos Star Trek V: The Final Frontier estreava nos cinemas norte-americanos. A reportagem do jornal O Estado de São Paulo (na imagem ao lado) acompanhou em Nova York o lançamento do filme, dirigido por William Shatner.

A matéria assinada por Sônia Nolasco foi bastante simpática à quinta aventura da tripulação da Enterprise nos cinemas, elogiando a direção de Shatner. Para a jornalista, desta vez a história era "simples e muito bem dirigida", indo de certa forma na contramão da opinião geral dos críticos, que sempre contestaram Shatner como diretor. Existem algumas imprecisões no texto, como por exemplo, "Spok", em vez de "Spock", sem comprometer

Mas o destaque principal da reportagem, publicada em 11 de junho de 1989, está na paixão dos trekkers, que mesmo sob forte chuva enfrentaram filas e se emocionaram com o filme. 

O melhor de Star Trek é a plateia aficionada, os trekkies, geralmente fãs do seriado desde que era de televisão. A festa começa quando a gente chega às 10 da manhã, para a sessão das 11 (a primeira), sob o maior temporal, e já encontra um quilômetro de guarda-chuvas e centenas de trekkies encharcados, mas animadíssimos. Eles sentam em grupos e aplaudem com furor seus herois na medida em que surgem na tela. Riem de tudo, torcem, gritam mensagens, pulam na cadeira. Igualzinho à matinê da nossa infância.

A descrição de Nolasco não poderia ser mais vívida do que realmente acontece entre os trekkers a cada vez que um novo filme ou série de Star Trek é lançado. Afinal, para nós, que viajamos através da galáxia a bordo da Enterprise, enfrentando o desconhecido junto a Kirk, Spock e McCoy, uma simples chuvinha não é capaz de arrefecer os ânimos. 

No Brasil, o filme estrearia somente alguns meses depois, em 6 de outubro.

Para melhor visualização da matéria do Estadão clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário