terça-feira, 7 de junho de 2016

Michael Piller alertava em 1990 sobre os perigos do technobabble

Memorando de Piller em setembro de 1990
Michael Piller, um dos produtores mais sábios em toda a história de Star Trek, enviou, em setembro de 1990, um memorando (na imagem ao lado) a todos os roteiristas de TNG onde colocava algumas questões muito pertinentes sobre o uso adequado das terminologias tecnológicas nas histórias.

Obviamente, para Piller, a tecnologia deveria ser usada nos episódios da série, contudo, sem nunca "conduzir a cena". 

Em seu entendimento, o uso exagerado de "technobabble" fazia com que os personagens aparentassem estar falando em uma "língua estrangeira", algo que acabaria com a diversão da audiência. 

De acordo com sua concepção do uso de "tech" nos roteiros, a graça para a audiência estava justamente em ser incluída e não em ficar alheia ao que se dizia em cena. Portanto, a sua recomendação era de que os diálogos envolvendo a tecnologia do século 24 fossem usados somente quando as cenas fossem claras a esse respeito, servindo a terminologia tecnológica para que as falas se tornassem mais atraentes e não o contrário. 

E, talvez, o maior conselho do memorando: quando os roteiristas usassem a tecnologia em seus scripts, além de a entenderem, deviam fazer com que esta fosse também inteligível ao público. 

Enfim, conselhos atemporais, de um dos grandes mestres de Star Trek.

Fonte: @trekdocs

Nenhum comentário:

Postar um comentário