domingo, 27 de janeiro de 2019

"New Eden" - o 2º episódio da 2ª temporada de Discovery retoma a série clássica [Spoilers!]



Demorou, mas valeu a pena. "New Eden", o ótimo 2º episódio da 2ª temporada de Discovery fez aqueles velhos trekkers de carteirinha vibrarem de emoção. Um episódio com a cara da série clássica.

Tudo começa quando a nave recebe um sinal referente ao Anjo, mas a 50 mil anos-luz. Novamente o motor de esporos precisa ser usado. Após o salto, a tripulação se depara com um planeta colonizado por humanos descendentes dos "Primeiros Salvos", um grupo de pessoas que, fugindo de um ataque durante a Terceira Guerra Mundial, abrigou-se numa igreja e foi misteriosamente transportado junto com ela para o planeta Terralísio. 

Neste planeta, o grupo avançado conhece uma comunidade com uma religião baseada em diversas religiões da Terra. Na igreja, diversos vitrais, a moda das igrejas góticas medievais, recontam a história deles. Mostram os ataques nucleares, expõem símbolos religiosos e reproduzem o Red Angel. 

O grupo religioso se parece muito com os "amishs", uma seita cristã que rejeita as tecnologias da modernidade. Sua líder "Amesha" (clara referência) representa a fé no episódio. Por outro lado, Jacob (nome inspirado em Jacó, patriarca bíblico que buscava a Terra Prometida) busca a verdade racional, tenta descobrir suas origens e se a Terra ainda existe.

O embate entre fé e religião permeia todo o episódio, tendo seu ápice nos conflitos entre Burnham, cientista cética e Pike, que se mostra um homem de fé. Burnham afirma: minha religião é a ciência. 

Destaque para o elenco secundário, que mais uma vez colaborou muito para a salvação da nave e do planeta.

"New Eden" remete diretamente a episódios como "Padrões de Força", "Pão e circo" e "Um pedaço de ação" da série clássica. Em comum, todos eles mostram sociedades pré-dobra que apresentam características históricas da Terra. Um bom episódio com gostinho de TOS. Não explicou muita coisa sobre o mistério principal da temporada e também não trouxe Spock ainda. No entanto, ficamos sabendo que o fenômeno o acompanha há muito tempo e que ele está internado em um clínica psiquiátrica. 

No fim, tudo deu certo e nosso herois plantaram a sementinha da razão na sociedade de Terralísio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário