segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Há 10 anos morria Ricardo Montalban, o eterno Khan de Star Trek



Nascido Ricardo Gonzalo Pedro Montalbán y Merino na Cidade do México, em 25 de novembro de 1920, o ator teve uma longa carreira na TV e no cinema. 

Geralmente, Montalbán fazia o estereótipo do "latin lover" nas produções as quais participava. Mais conhecido do grande público como Mr. Roarke da série Ilha da Fantasia, é como o malévolo Khan Noonien Singh que ele será para sempre lembrado pelos trekkers. 

Montalban trabalhou em mais de 200 filmes e programas de TV durante sua carreira de mais de 60 anos. Nas décadas de 40 e 50 estrelou vários musicais na Broadway. 

Em 1966 foi escalado para viver o vilão mais icônico de Star Trek, um ser humano alterado geneticamente, líder tirânico durante as Guerras Eugênicas que tinha sede de dominação e poder. 

Em 1982 voltou a interpretar o personagem no segundo filme da franquia, Star Trek: A Ira de Khan. Assim a lenda se consolidava, fazendo Montálban figurar para sempre no panteão de personagens de Star Trek.

Ricardo Montalban faleceu aos 88 anos de complicações cardíacas em sua casa em Los Angeles em 14 de janeiro de 2009.

Citação

"Kirk, meu "velho amigo"... Você conhece o ditado klingon que diz que a vingança é um prato que se come frio? É muito frio no espaço."

-Khan, momentos antes de atacar a Enterprise em "A Ira de Khan".


Nenhum comentário:

Postar um comentário