domingo, 14 de fevereiro de 2016

"Eu não sei por que ele parou de falar comigo", diz Shatner sobre Nimoy em nova entrevista

Com informações de Yahoo Movies.

Nesta sensacional entrevista, Shatner fala sobre a tensão existente entre Nimoy e ele no início de Jornada nas Estrelas, sobre a pesquisa para a biografia "Leonard: My Fifty-Year Friendship With a Remarkable Man", que será lançada no próximo dia 16, e sobre o fato de seu grande amigo deixar de falar com ele em seus últimos tempos de vida. Confira!

Muito tem sido escrito sobre você e Nimoy ao longo dos anos. Após ter convivido com ele por tanto tempo, tanto profissionalmente quanto pessoalmente, existe algo que você sabe sobre ele que as outras pessoas não sabem?

Bem, ele era um cara que tinha uma missão. Essa foi uma das coisas que tivemos juntos. Nós dois queríamos ser atores com uma idade muito precoce, e isso é algo muito difícil, devido às exigências que lhe são feitas. As dele foram ainda piores que as minhas. Ele passou por tempos difíceis quando começou. E isso faz parte da sua personalidade então. É uma delimitação. Essa essência de raiva, que conduz as pessoas, realmente todos têm. Leonard tinha aquilo - aquele ardor - e esse fogo é benéfico e prejudicial ao mesmo tempo.

Falando de ardor e raiva, vocês dois tiveram algumas batalhas de ego bastante notórias no começo do programa. Você sente que foram igualmente responsáveis por aquela tensão?

Eu acho que sim. Nunca as coisas são culpa de apenas uma pessoa - uma mão batendo palmas não faz som. Eu penso que Leonard teve sua chance e ele foi bastante objetivo em manter isto. Ao mesmo tempo em que ele criou um pesronagem singular com Spock, é um exemplo de um ator que trazia pedaços da sua própria vida para construir o personagem que interpretava. Quando percebi isso, eu achei isso admirável. Eu estava cheio de admiração por Leonard, em muitos níveis. Sua inteligência e sua criatividade, sua paixão e seu foco como ator. 

Então, sim, eu acho que os confrontos que tivemos no início... você sabe, foi há muito tempo e sou forçado a recriar os fogos de artifício do que pode ter sido. E eu não lembro de fogos de artifício, eu lembro de ter procurado os produtores e perguntado se eles mudariam o sentido do programa, devido a popularidade de Spock. Então, minhas ansiedades nunca foram dirigidas diretamente a Leonard, era mais algo do tipo "Para onde o programa vai?".

A forma como você descreve seus personagens e suas personalidades no set nos faz sentir no livro que Leonard era um pouco vulnerável no início, um pouco oprimido. Ele não era um grande nome como você. E ele interpretava um alien com orelhas pontudas, enquanto você era a estrela perfeita, o capitão Kirk.

Eu nunca pensei nesses termos de "oprimido", não. Pelo contrário, ele estava à procura. De fato, só quando saí a campo para fazer essa pesquisa biográfica é que comecei a entender o quanto ele buscava naquele momento. Eu não sabia que ele saía para fazer todas aquelas coisas nos finais de semana, se esforçando muito, sem meu conhecimento, e ele estava fazendo muito bem.

Várias vezes no livro você escreve sobre seu sentimento de que ele era seu único amigo de verdade. Mas você não diz isso como uma coisa triste, mas como um fato na vida de um ator...

É difícil quando você tem o status de celebridade, porque não ajuda, mas pensa que as pessoas estão sendo amigáveis. Além disso, a natureza do trabalho - em um filme, peça, série - quando acaba vai cada um pro seu lado e vocês foram melhores amigos naquele momento. Você senta em meio a um grupo e fala, e vocês são melhores amigos para sempre. Em seguida, tudo acaba e você vai embora, todos em seus caminhos separados. Eu passei cinco anos com James Spader em uma série e eu o amava, ele é um grande cara, mas eu nunca mais o vi desde então. Ele anda ocupado em sua série e eu em outras coisas. Nos comunicamos eventualmente, mas nunca mais vimos um ao outro.

A estrutura mudou essa dinâmica em Star Trek que foi cancelada e nunca mais nos vimos. Mas em seguida, começou lentamente o cinema e fizemos seis filmes juntos. E havia também as aparições pessoais... e de repente estávamos em volta um do outro, o que impulsionou a amizade entre Leonard e eu.

Você escreve sobre o fato de que Leonard parou de falar com você no final de sua vida, mas seu único palpite a respeito tem a ver com a recusa dele em participar de um filme que você estava fazendo. Você tem ideia da razão pela qual ele não quis participar?

Eu não sei. No início, pensei que ele estava brincando e tratando como uma piada, porque às vezes ele fingia e falava "Não, eu não vou fazer isso" e então depois dizia: "Sim", então foi isso que imaginei que ele estivesse fazendo (risos). Mas desta vez ele realmente quis dizer não. Mas não sei, e isso é triste e duradouro. Eu não sei por que ele parou de falar comigo. 

Mas você ainda tem contato com a família...

Sim. Eu estou ajudando o filho de Leonard com o documentário que ele faz sobre o pai.

Você tem alguma memorabilia de Leonard em Star Trek? Algo que você guardou todos estes anos?

Não, não tenho nada de Leonard. Eu não tenho nenhum item de coleção de Star Trek. Mas eu tenho uma foto dele comigo, rindo, em meu escritório. Eu tenho esse eco do que riso que tivemos juntos, mas isso é tudo que eu tenho. 


5 comentários:

  1. Que triste isso, perder o amigo sem ter recebido seu perdão pessoalmente, mas é assim mesmo, seja onde Leonard Nimoy estiver, sei que ele já perdoo Shatner. Edoo Você tem algum palpite por que Leonard Nimoy disse não para o William Shatner?

    ResponderExcluir
  2. É triste mesmo, pois eles se conheciam há 50 anos. De acordo com outras informações que foram divulgadas recentemente Nimoy teria ficado chateado quando a equipe de Shatner o filmou sem autorização em um evento. A partir desse episódio os dois não se falaram mais.

    ResponderExcluir
  3. Estou triste por isso. Curto Star Trek desde 1967, e isso me mágoa, porque sou fã dos dois grandes atores.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei triste tambem...é como uma mãe se sente quando dois irmãos deixam de se falar...

    ResponderExcluir