terça-feira, 27 de novembro de 2018

Os Padrões de Força: a volta do Nazismo, por Felipe Linck



Como professor de História e trekker, é evidente que, sempre que possível, utilizo Star Trek em minha atividade docente. Seja em exemplos diversos dados em meio as aulas, seja através de trabalhos mais específicos e elaborados como é o caso do trabalho que relato neste post. 

Tenho uma turma de 9º ano fantástica, com alunos acima da média. Esse fato por si só já facilita tremendamente o meu trabalho, por outro lado coloca um desafio ainda maior a minha frente, já que se tratam de alunos inteligentes e curiosos, que não se satisfazem com o mínimo. Querem sempre o máximo. Por isso, criei uma atividade para o conteúdo de Nazismo e 2ª Guerra Mundial envolvendo o episódio "Padrões de Força", da segunda temporada da série original. Um trabalho exigente, que busca despertar a capacidade dos alunos em interpretarem a sociedade na qual vivem, bem como problemas históricos, a partir das obras audiovisuais de ficção. Mas por que Star Trek, se existem tantas obras que tratam sobre a 2ª Guerra Mundial e o Nazismo que se passam no calor dos acontecimentos? A resposta é simples: pelos valores que Star Trek nos ensina. Além do respeito à liberdade, à diversidade, aprendemos com Star Trek a defesa intransigente da tolerância. A filosofia principal de Jornada nas Estrelas é "Infinita diversidade, em infinitas combinações". Isto é, tudo que aprendemos com a série é justamento o oposto do que o nazismo pregou e colocou em prática. Por fim, o princípio basilar da Federação: A Primeira Diretriz. Esta norma versa sobre o primeiro contato com novas civilizações. É vedada a contaminação cultural sobre sociedades que se encontrem em estágios tecnologicamente inferiores, a fim de evitar o que os europeus fizeram com as sociedades pré-colombianas, por exemplo. Pois é exatamente uma violação da Primeira Diretriz que causa os problemas que podemos acompanhar no episódio. 

 As aulas foram planejadas mais ou menos da seguinte forma:

1. Expliquei brevemente a história do antissemitismo na Europa, até atingir o estágio de "antissemitismo racista", que serviu de força motriz ao nazismo;

2. Contextualizei o ódio e a perseguição sistemática aos judeus ao longo da década de 20 e seu recrudescimento a partir da chegada dos nazistas ao poder;

3. Exibi o documentário "Arquitetura da Destruição" com o objetivo de demonstrar que o nazismo se trata (também) de uma estética, objetivando "embelezar o mundo" através do extermínio dos elementos culturais e artísticos considerados degenerados (entartete kunst), elementos estes associados diretamente aos bolcheviques e aos judeus, considerados pelos nazis "representantes étnicos da internacional comunista"; 

4. Discuti a partir deste dado, que não bastava ao nazismo eliminar a arte "bolchevique e judaica", mas era necessário eliminar fisicamente (a solução final) os criadores desta cultura, isto é, os judeus, que desta forma foram diuturnamente desumanizados pela propaganda nazista, associados perante a opinião pública através dos meios de comunicação de massa a animais, insetos e vermes. Assim surgem os campos de concentração e extermínio. 

5. Para visualizarmos estes elementos em funcionamento, propus a exibição do episódio "Padrões de Força", de Star Trek, onde há uma denúncia contundente do nazismo. Na produção em questão, de 1966 (portanto duas décadas após a liquidação do nazismo), é possível verificar a perseguição, a desumanização e as tentativas de aniquilição de um povo. Na história, nazistas e judeus; na ficção, ekoseanos e zeons. Da mesma forma, o episódio nos transmite a ideia de que qualquer tentativa de extrair algo de positivo do nazismo (o desenvolvimento econômico da Alemanha nazista, por exemplo) é uma impossibilidade. Como disse John Gill, o observador cultural da Federação que feriu a Primeira Diretriz e implantou o regime nazista no planeta Ekos, tornando-se seu fuehrer: "Até mesmo os historiadores falham em aprender história. Cometem os mesmos erros". Sem dúvida, um alerta necessário, sobretudo nestes tempos onde o fascismo volta a mostrar os dentes. Para preparar os alunos, fiz uma apresentação em power point explicando as principais características do regime nazista, destacando um dos objetivos da atividade que é desenvolver o olhar crítico sobre produções audiovisuais e mostrando personagens e filosofias de Star Trek. Complementarmente, distribuí um texto de minha autoria intitulado "Nazismo: a barbárie na civilização", construído de forma a destacar - sem relacionar diretamente - estratégias nazistas para a legitimação do holocausto presentes no episódio "Padrões de Força". 

6. Para finalizar, sugeri aos educandos que produzissem um artigo onde pudessem demonstrar que aprenderam a utilizar as produções audiovisuais como ferramentas de leitura de mundo, interpretação da realidade e problematização historiográfica. O formato do artigo vem em seções padronizadas: Título; Resumo; 1. Introdução (apresentar a intersecção dos dois temas: Nazismo e Star Trek); 2. Nazismo e perseguição aos judeus (com o objetivo de historizar-se o holocausto); 3. Realidade e ficção (com o objetivo de desenvolver a competência de leitura crítica de determinado evento histórico a partir de obra ficcional); 4. Conclusão; Referências. 

Às alunas e aos alunos (meninas dominam!) que atingiram mais do que satisfatoriamente a proposta da atividade, obtendo nota máxima, fiz o convite para que seus textos fossem publicados aqui, o que foi aceito por HenriqueEllenJúliaLuanaSara e pelo Felipe, algo que me honra demais. Como é bom quando o professor tem esse material humano para trabalhar. São meus queridos formandos da turma 92, turma a qual me sinto extremamente orgulhoso e agraciado com o privilégio de ser seu paraninfo.

O terceiro artigo é o do Felipe:


OS PADRÕES DE FORÇA: A volta do nazismo



Felipe Linck


RESUMO: Neste artigo será retratado o nazismo, e como matou milhões de pessoas; será retratado o antissemitismo e porque foi associado ao nazismo e por fim, foi feita uma comparação entre o episódio “Padrões de Força” da segunda temporada de Star Trek e a “Barbárie” que foi o nazismo para toda a história.

PALAVRAS-CHAVE: Nazismo. Star Trek. Comparação. 

INTRODUÇÃO

Star Trek foi uma série criada por Gene Roddenberry e conta as aventuras da nave estelar U.S.S Enterprise. Em um de seus episódios é feita a procura de um historiador que acaba implementando o nazismo em um planeta em evolução. Mas o que é o nazismo? E porque pode estar relacionado ao antissemitismo?

NAZISMO E PERSEGUIÇÃO AOS JUDEUS

O nazismo tem como princípio a busca pela “raça pura”. O homem ariano puro de sangue e corpo, esta ambição veio de Hitler que buscava uma eugenia e a partir de seu mandato tratou judeus e outras etnias como não-humanos, apenas como uma praga deste homem alemão que deveria ser dizimada.
Este anti-semitismo não veio de Hitler, desde a idade média os judeus não eram bem vistos, principalmente na Europa onde a Igreja Católica era predominante, os cristãos diziam que era uma arrogância judaica dizer que Jesus não era filho de Deus e também os culpavam pela morte de Jesus. Durante o século XIX, muitos judeus e outras minorias enfim tinham conseguido direitos civis depois de muita recusa pela Igreja católica e obrigações à conversão ao catolicismo, mas que logo foram deixados de lado por líderes que queriam conquistar o máximo de colônias possíveis, argumentando que a “raça branca” era superior à todas as outras, e isto também valia aos judeus, dizendo que eles eram uma “raça semita” e que tinha o mesmo sangue e outras características biológicas (mesmo havendo outras etnias mundo afora como judeus negros, asiáticos, etc.) criando o chamado anti-semitismo racista.
Baseado neste antissemitismo racista, Hitler transformou a Alemanha em um estado racial, utilizando as leis de Nuremberg. No começo atingiu apenas os judeus, com proibições de casamentos e relações sexuais com alemães, além de terem que usar a Estrela de Davi em suas roupas e o escrito Jude para identifica-lós, mais tarde esta lei também atingiu descendentes de judeus, mesmo que a pessoa não fosse judaica, além de negros e deficientes.
Para Hitler por em prática o “embelezamento” da Alemanha, ele esterilizou muitos deficientes, e exterminou milhares de judeus, primeiramente foram utilizados o fuzilamento e incineração em câmaras que causavam uma chuva de cabelos pelas cidades, estes métodos não eram eficientes e causavam muito cansaço físico e emocional aos soldados, e com isso implementaram a “Solução Final”. Constituía em uma deportação em massa de judeus e outras minorias para a Polônia, nos campos de concentração, onde eram aprisionados, explorados, escravizados e por fim mortos por asfixiamento, alguns acabaram sofrendo experiências médicas desumanas. Em média 6 milhões de judeus foram mortos, somando 2/3 de todos que viviam na Europa.

REALIDADE E FICÇÃO

Na segunda temporada da série Star Trek, episódio 21: Padrões de Força. A nave U.S.S Enterprise recebe a missão de encontrar um historiador humano que aparentemente violou a Primeira Diretriz no planeta Ekos, implementando o nazismo em sua cultura, John Gill (Historiador da Federação) torna-se o Führer no planeta, seu objetivo era tentar trazer a “parte agradável” do nazismo e fazer a civilização prosperar mais rapidamente, no entanto, seu vice, Melakon traz o preconceito e o ódio do nazismo para o estado. 
Os Zeons (habitantes do planeta Zeon) são considerados um problema no novo estado nazista, e Melakon justifica isto implementando a “Decisão Final”, uma analogia para a Solução Final nazista.
Uma outra analogia do episódio é que os Zeons, considerados como judeus, vivem e se abrigam no esgoto, justo o que a propaganda nazista ressaltava. Uma possível diferença é a tomada de poder pelo Vice-Führer mas sem retirar John do cargo, já que ele era o símbolo da implementação nazista, como Hitler foi.
Quando Spock e Kirk chegam ao planeta são apreendidos pelos soldados nazistas, e torturados pelos mesmos para dar informações sobre quem são, mas nenhum deles resolve contar e a solução para eles era a morte. Esta tortura lembra muita as atrocidades que os nazistas realizavam nos judeus nos campos e fora deles também.

CONCLUSÃO 

Sabe-se que o nazismo foi terrível para a história da humanidade, e sempre será lembrado como em Star Trek para que nunca um movimento irracional aconteça de novo, e que nunca aquelas atrocidades cometidas aos judeus aconteçam novamente e que nem mesmo, num planeta distante, este sistema deva ser adotado.

BIBLIOGRAFIA

USHMM. “Anti-Semitismo”. Disponível em: <https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/antisemitism-1>. Acesso em: 17/11/18.

USHMM. “As Leis Raciais de Nuremberg”. Disponível em: <https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/the-nuremberg-race-laws>. Acesso em: 17/11/18.

USHMM. “Auschwitz”. Disponível em: <https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/auschwitz-1>. Acesso em: 17/11/18.

USHMM. “Racismo Nazista”. Disponível em: <https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/nazi-racism>. Acesso em: 17/11/18.

WIKIPEDIA. “Star Trek (série original)”. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Star_Trek_(s%C3%A9rie_original)?wprov=sfti1>. Acesso em: 18/11/18.

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