Tenho uma turma de 9º ano fantástica, com alunos acima da média. Esse fato por si só já facilita tremendamente o meu trabalho, por outro lado coloca um desafio ainda maior a minha frente, já que se tratam de alunos inteligentes e curiosos, que não se satisfazem com o mínimo. Querem sempre o máximo. Por isso, criei uma atividade para o conteúdo de Nazismo e 2ª Guerra Mundial envolvendo o episódio "Padrões de Força", da segunda temporada da série original. Um trabalho exigente, que busca despertar a capacidade dos alunos em interpretarem a sociedade na qual vivem, bem como problemas históricos, a partir das obras audiovisuais de ficção. Mas por que Star Trek, se existem tantas obras que tratam sobre a 2ª Guerra Mundial e o Nazismo que se passam no calor dos acontecimentos? A resposta é simples: pelos valores que Star Trek nos ensina. Além do respeito à liberdade, à diversidade, aprendemos com Star Trek a defesa intransigente da tolerância. A filosofia principal de Jornada nas Estrelas é "Infinita diversidade, em infinitas combinações". Isto é, tudo que aprendemos com a série é justamento o oposto do que o nazismo pregou e colocou em prática. Por fim, o princípio basilar da Federação: A Primeira Diretriz. Esta norma versa sobre o primeiro contato com novas civilizações. É vedada a contaminação cultural sobre sociedades que se encontrem em estágios tecnologicamente inferiores, a fim de evitar o que os europeus fizeram com as sociedades pré-colombianas, por exemplo. Pois é exatamente uma violação da Primeira Diretriz que causa os problemas que podemos acompanhar no episódio.
As aulas foram planejadas mais ou menos da seguinte forma:
1. Expliquei brevemente a história do antissemitismo na Europa, até atingir o estágio de "antissemitismo racista", que serviu de força motriz ao nazismo;
2. Contextualizei o ódio e a perseguição sistemática aos judeus ao longo da década de 20 e seu recrudescimento a partir da chegada dos nazistas ao poder;
3. Exibi o documentário "Arquitetura da Destruição" com o objetivo de demonstrar que o nazismo se trata (também) de uma estética, objetivando "embelezar o mundo" através do extermínio dos elementos culturais e artísticos considerados degenerados (entartete kunst), elementos estes associados diretamente aos bolcheviques e aos judeus, considerados pelos nazis "representantes étnicos da internacional comunista";
4. Discuti a partir deste dado, que não bastava ao nazismo eliminar a arte "bolchevique e judaica", mas era necessário eliminar fisicamente (a solução final) os criadores desta cultura, isto é, os judeus, que desta forma foram diuturnamente desumanizados pela propaganda nazista, associados perante a opinião pública através dos meios de comunicação de massa a animais, insetos e vermes. Assim surgem os campos de concentração e extermínio.
5. Para visualizarmos estes elementos em funcionamento, propus a exibição do episódio "Padrões de Força", de Star Trek, onde há uma denúncia contundente do nazismo. Na produção em questão, de 1966 (portanto duas décadas após a liquidação do nazismo), é possível verificar a perseguição, a desumanização e as tentativas de aniquilição de um povo. Na história, nazistas e judeus; na ficção, ekoseanos e zeons. Da mesma forma, o episódio nos transmite a ideia de que qualquer tentativa de extrair algo de positivo do nazismo (o desenvolvimento econômico da Alemanha nazista, por exemplo) é uma impossibilidade. Como disse John Gill, o observador cultural da Federação que feriu a Primeira Diretriz e implantou o regime nazista no planeta Ekos, tornando-se seu fuehrer: "Até mesmo os historiadores falham em aprender história. Cometem os mesmos erros". Sem dúvida, um alerta necessário, sobretudo nestes tempos onde o fascismo volta a mostrar os dentes. Para preparar os alunos, fiz uma apresentação em power point explicando as principais características do regime nazista, destacando um dos objetivos da atividade que é desenvolver o olhar crítico sobre produções audiovisuais e mostrando personagens e filosofias de Star Trek. Complementarmente, distribuí um texto de minha autoria intitulado "Nazismo: a barbárie na civilização", construído de forma a destacar - sem relacionar diretamente - estratégias nazistas para a legitimação do holocausto presentes no episódio "Padrões de Força".
6. Para finalizar, sugeri aos educandos que produzissem um artigo onde pudessem demonstrar que aprenderam a utilizar as produções audiovisuais como ferramentas de leitura de mundo, interpretação da realidade e problematização historiográfica. O formato do artigo vem em seções padronizadas: Título; Resumo; 1. Introdução (apresentar a intersecção dos dois temas: Nazismo e Star Trek); 2. Nazismo e perseguição aos judeus (com o objetivo de historizar-se o holocausto); 3. Realidade e ficção (com o objetivo de desenvolver a competência de leitura crítica de determinado evento histórico a partir de obra ficcional); 4. Conclusão; Referências.
Às alunas e aos alunos (meninas dominam!) que atingiram mais do que satisfatoriamente a proposta da atividade, obtendo nota máxima, fiz o convite para que seus textos fossem publicados aqui, o que foi aceito por Henrique, Ellen, Júlia, Luana, Sara e pelo Felipe, algo que me honra demais. Como é bom quando o professor tem esse material humano para trabalhar. São meus queridos formandos da turma 92, turma a qual me sinto extremamente orgulhoso e agraciado com o privilégio de ser seu paraninfo.
O quarto artigo é o da Ellen:
RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar e entender como aconteceu o terrível regime nazista, como foi aplicado e suas consequências, tanto na realidade, quanto na ficção. Reunindo informações sobre a história da Alemanha e sobre o episódio da série de TV, conseguimos informações concretas para o artigo. Os resultados foram dolorosos para todos da população alemã e do mundo, todos sofreram com a guerra. Ainda há esperanças de um mundo melhor para todos os seres humanos viverem em sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Nazismo, Judeus, Star Trek, Perseguição, Hitler, Guerra.
INTRODUÇÃO
Neste artigo apresentarei fatos do terrível governo nazista e como foram as consequências causadas por este horror. Apresentarei fatos e comparações ao episódio da série Star Trek e como aconteceu a perseguição aos judeus e o motivo do ódio de Hitler pelos mesmos.
NAZISMO E PERSEGUIÇÃO AOS JUDEUS
O nazismo se iniciou na Segunda Guerra Mundial com Hitler no poder da Alemanha comandando o governo e impondo suas ideias aterrorizantes na população. Hitler era bom em fazer seus discursos com muita interpretação "teatral" para convencer o povo de seus projetos. Hitler era um artista frustrado com suas obras e seus quadros não aceitos e com seu pai o agredindo e dizendo que isto era coisa de desempregado que não teria futuro algum. Hitler cresceu perturbado.
No nazismo, a ideia principal seria criar o ariano perfeito, embelezar o mundo em um "padrão de beleza" único, quem fosse diferente seria eliminado. Os judeus eram odiados e rejeitados por eles considerarem uma raça inferior a eles e uma raça suja e podre. Consideravam animais, não viam como humanos. Caracterizam-os como ratos, sempre com os narizes grandes e orelhas avantajadas, como se vivessem em esgotos e fossem sujos. Após a Primeira Guerra, a Alemanha saiu praticamente quebrada financeiramente e os judeus mais ricos acabaram investindo em países mais ricos e vivendo praticamente em luxo. O ódio veio por contas financeiras, religiosas e preconceituosas. Hitler acreditava muito que sua religião apenas era a certa e isso também acabou prejudicando.
Os ataques aos judeus começaram com perseguições e sequestros para os campos de concentração. A SS (uma organização militar organizada pelo nazismo) começou a "caça" tirando muitos de suas famílias e causando o terror. Os judeus eram levados aos campos de concentração para trabalho forçado e condições de vida como se fossem animais horripilantes. Levados para câmaras de gás para morrerem.
REALIDADE E FICÇÃO
Star Trek é uma série de TV lançada em 1966 com três temporadas da sua série e 13 filmes. Até hoje a saga faz muito sucesso entre públicos de todas as idades.
No episódio 21 da segunda temporada da série, tratamos sobre o nazismo. Podemos ver diversas coisas semelhantes à realidade. A nave Enterprise vai investigar o desaparecimento de John Gill, um historiador da federação. Capitão Kirk e o oficial Spock (protagonistas da saga) se vestem como nazistas para se disfarçarem em um regime alienígena de extrema-direita. O planeta Ekos está dominado pela influência nazista, símbolos, saudações, discursos de ódio... exatamente ao de Hitler. Os ekosianos estão em guerra os Zeons, o planeta mais próximo, buscando uma "solução final". Os Zeons são como os judeus comparados a realidade, nos discursos do seu líder nazista, sempre termina com "morte aos Zeons!" e a saudação nazista. Os Zeons se escondiam nos esgotos, eram comparados com porcos ao invés de ratos como na realidade antigamente no regime nazista. A mídia era manipulada assim como no governo de Hitler, para eles o certo era acabar com os Zeons, assim como antigamente acreditavam que os judeus deveriam ser exterminados.
CONCLUSÃO
A partir da análise deste artigo, podemos confirmar que nenhum judeu vivia sua própria vida em paz por conta de preconceitos étnicos, religiosos e econômicos. A sociedade se tornou obcecada por discursos do Hitler e passou a acreditar em seus horrores falados em discursos. Tanto na ficção, quanto na série, os horrores são os mesmos, destruindo famílias e criando o "ariano perfeito".
REFERÊNCIAS
MOMENTUMSAGA.com/2017/09/nazismo-na-ficcao.html
CORRIERE.IT/spettacoli/11_novembre_05/star-trek-mazista-germania-tortora_42cf6300-07a5-11e1-8b90-2b9023f4624f.shtml
TREKBRASILIS.ORG/2011/11/08/patterns-of-force-na-tv-publica-alema-pela-1%C2%AA-vez/
O quarto artigo é o da Ellen:
NAZISMO EM STAR TREK
Ellen Paixão Tavares
RESUMO: O objetivo deste artigo é analisar e entender como aconteceu o terrível regime nazista, como foi aplicado e suas consequências, tanto na realidade, quanto na ficção. Reunindo informações sobre a história da Alemanha e sobre o episódio da série de TV, conseguimos informações concretas para o artigo. Os resultados foram dolorosos para todos da população alemã e do mundo, todos sofreram com a guerra. Ainda há esperanças de um mundo melhor para todos os seres humanos viverem em sociedade.
PALAVRAS-CHAVE: Nazismo, Judeus, Star Trek, Perseguição, Hitler, Guerra.
INTRODUÇÃO
Neste artigo apresentarei fatos do terrível governo nazista e como foram as consequências causadas por este horror. Apresentarei fatos e comparações ao episódio da série Star Trek e como aconteceu a perseguição aos judeus e o motivo do ódio de Hitler pelos mesmos.
NAZISMO E PERSEGUIÇÃO AOS JUDEUS
O nazismo se iniciou na Segunda Guerra Mundial com Hitler no poder da Alemanha comandando o governo e impondo suas ideias aterrorizantes na população. Hitler era bom em fazer seus discursos com muita interpretação "teatral" para convencer o povo de seus projetos. Hitler era um artista frustrado com suas obras e seus quadros não aceitos e com seu pai o agredindo e dizendo que isto era coisa de desempregado que não teria futuro algum. Hitler cresceu perturbado.
No nazismo, a ideia principal seria criar o ariano perfeito, embelezar o mundo em um "padrão de beleza" único, quem fosse diferente seria eliminado. Os judeus eram odiados e rejeitados por eles considerarem uma raça inferior a eles e uma raça suja e podre. Consideravam animais, não viam como humanos. Caracterizam-os como ratos, sempre com os narizes grandes e orelhas avantajadas, como se vivessem em esgotos e fossem sujos. Após a Primeira Guerra, a Alemanha saiu praticamente quebrada financeiramente e os judeus mais ricos acabaram investindo em países mais ricos e vivendo praticamente em luxo. O ódio veio por contas financeiras, religiosas e preconceituosas. Hitler acreditava muito que sua religião apenas era a certa e isso também acabou prejudicando.
Os ataques aos judeus começaram com perseguições e sequestros para os campos de concentração. A SS (uma organização militar organizada pelo nazismo) começou a "caça" tirando muitos de suas famílias e causando o terror. Os judeus eram levados aos campos de concentração para trabalho forçado e condições de vida como se fossem animais horripilantes. Levados para câmaras de gás para morrerem.
REALIDADE E FICÇÃO
Star Trek é uma série de TV lançada em 1966 com três temporadas da sua série e 13 filmes. Até hoje a saga faz muito sucesso entre públicos de todas as idades.
No episódio 21 da segunda temporada da série, tratamos sobre o nazismo. Podemos ver diversas coisas semelhantes à realidade. A nave Enterprise vai investigar o desaparecimento de John Gill, um historiador da federação. Capitão Kirk e o oficial Spock (protagonistas da saga) se vestem como nazistas para se disfarçarem em um regime alienígena de extrema-direita. O planeta Ekos está dominado pela influência nazista, símbolos, saudações, discursos de ódio... exatamente ao de Hitler. Os ekosianos estão em guerra os Zeons, o planeta mais próximo, buscando uma "solução final". Os Zeons são como os judeus comparados a realidade, nos discursos do seu líder nazista, sempre termina com "morte aos Zeons!" e a saudação nazista. Os Zeons se escondiam nos esgotos, eram comparados com porcos ao invés de ratos como na realidade antigamente no regime nazista. A mídia era manipulada assim como no governo de Hitler, para eles o certo era acabar com os Zeons, assim como antigamente acreditavam que os judeus deveriam ser exterminados.
CONCLUSÃO
A partir da análise deste artigo, podemos confirmar que nenhum judeu vivia sua própria vida em paz por conta de preconceitos étnicos, religiosos e econômicos. A sociedade se tornou obcecada por discursos do Hitler e passou a acreditar em seus horrores falados em discursos. Tanto na ficção, quanto na série, os horrores são os mesmos, destruindo famílias e criando o "ariano perfeito".
REFERÊNCIAS
MOMENTUMSAGA.com/2017/09/nazismo-na-ficcao.html
CORRIERE.IT/spettacoli/11_novembre_05/star-trek-mazista-germania-tortora_42cf6300-07a5-11e1-8b90-2b9023f4624f.shtml
TREKBRASILIS.ORG/2011/11/08/patterns-of-force-na-tv-publica-alema-pela-1%C2%AA-vez/
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