domingo, 25 de novembro de 2018

A ideologia em Tosk

tosk

Ideologia é um conceito antigo, criado pelo filósofo francês Destutt de Tracy há mais de 200 anos. Inicialmente, a palavra tinha o sentido de "ciência das ideias", porém com o passar do tempo o conceito foi se tornando mais complexo, tendo importância central nos escritos de Karl Marx, por exemplo.

Dentre as concepções mais relevantes sobre o que significa ideologia atualmente, duas merecem destaque especial: a concepção neutra e a concepção crítica.

A neutra significa que ideologia é um sistema de crenças, morais, religiosas, políticas, econômicas, sociais etc. Desta forma, a ideologia seria apenas uma visão de mundo.

Já para a concepção crítica, a ideologia é uma espécie de máscara que oculta a realidade, servindo assim para a dominação de uma classe sobre a outra. Ou então para a opressão de um sexo sobre o outro, de uma "raça" sobre a outra, etc. Em síntese: uma falsa consciência. A ideologia de uma sociedade seria sempre a ideologia da classe dominante, fazendo por exemplo, que escravos permaneçam escravizados, que mulheres se sujeitem ao machismo, que o racismo seja estrutural e negros situem-se marginalizados em relação aos brancos. É a naturalização de criações sociais.

No episódio 6 da 1ª temporada, "Captive Pursuit" (Caça e Caçador), a estação recebe seu primeiro visitante do Quadrante Gama. Tosk surge em dificuldades e é resgatado pela tripulação da DS9. Ao longo do episódio compreendemos que a espécie de Tosk serve exclusivamente para a caça de outra espécie dominante. Isto nos leva a perguntar: mas por qual razão aqueles iguais a Tosk não se rebelam contra esta tirania? É aí que entra a concepção crítica da ideologia que falamos anteriormente.

Tosk, aprisionado pela falsa consciência ideológica, que o faz encarar como natural o fato artificial de que sua espécie serve apenas para tentar superar a astúcia de seus algozes, passa sua vida a fugir, com o objetivo de que por fim seja caçado, consumando o sentido (para John B. Thompson ideologia é sentido à serviço do poder) esperado para sua existência naquela sociedade.

É emblemático que Tosk, quando questionando sobre seu comportamento, invariavelmente responde: Eu SOU Tosk. Ou seja, em sua visão, é parte de sua própria essência ser objeto de satisfação das necessidades de uma classe dominante. E apenas isso. Contudo, embora não possa ver, ele está enganado, pois como ser senciente que é possui direito à vida e à liberdade, algo que não percebe por estar na prisão da ideologia, segundo sua concepção crítica.

Semelhanças com o mundo que conhecemos? Muitas. Mais um exemplo de como Star Trek, de forma brilhante, representa a sociedade na qual vivemos.

Captive Pursuit (Episódio 6 - Temporada 1)
Roteiro: Jill Sherman Donner e Michael Piller
Direção: Corey Allen
Exibido pela primeira vez em 31/01/1993

Nenhum comentário:

Postar um comentário