Como professor de História e trekker, é evidente que, sempre que possível, utilizo Star Trek em minha atividade docente. Seja em exemplos diversos dados em meio as aulas, seja através de trabalhos mais específicos e elaborados como é o caso do trabalho que relato neste post.
Tenho uma turma de 9º ano fantástica, com alunos acima da média. Esse fato por si só já facilita tremendamente o meu trabalho, por outro lado coloca um desafio ainda maior a minha frente, já que se tratam de alunos inteligentes e curiosos, que não se satisfazem com o mínimo. Querem sempre o máximo. Por isso, criei uma atividade para o conteúdo de Nazismo e 2ª Guerra Mundial envolvendo o episódio "Padrões de Força", da segunda temporada da série original. Um trabalho exigente, que busca despertar a capacidade dos alunos em interpretarem a sociedade na qual vivem, bem como problemas históricos, a partir das obras audiovisuais de ficção. Mas por que Star Trek, se existem tantas obras que tratam sobre a 2ª Guerra Mundial e o Nazismo que se passam no calor dos acontecimentos? A resposta é simples: pelos valores que Star Trek nos ensina. Além do respeito à liberdade, à diversidade, aprendemos com Star Trek a defesa intransigente da tolerância. A filosofia principal de Jornada nas Estrelas é "Infinita diversidade, em infinitas combinações". Isto é, tudo que aprendemos com a série é justamento o oposto do que o nazismo pregou e colocou em prática. Por fim, o princípio basilar da Federação: A Primeira Diretriz. Esta norma versa sobre o primeiro contato com novas civilizações. É vedada a contaminação cultural sobre sociedades que se encontrem em estágios tecnologicamente inferiores, a fim de evitar o que os europeus fizeram com as sociedades pré-colombianas, por exemplo. Pois é exatamente uma violação da Primeira Diretriz que causa os problemas que podemos acompanhar no episódio.
As aulas foram planejadas mais ou menos da seguinte forma:
1. Expliquei brevemente a história do antissemitismo na Europa, até atingir o estágio de "antissemitismo racista", que serviu de força motriz ao nazismo;
2. Contextualizei o ódio e a perseguição sistemática aos judeus ao longo da década de 20 e seu recrudescimento a partir da chegada dos nazistas ao poder;
3. Exibi o documentário "Arquitetura da Destruição" com o objetivo de demonstrar que o nazismo se trata (também) de uma estética, objetivando "embelezar o mundo" através do extermínio dos elementos culturais e artísticos considerados degenerados (entartete kunst), elementos estes associados diretamente aos bolcheviques e aos judeus, considerados pelos nazis "representantes étnicos da internacional comunista";
4. Discuti a partir deste dado, que não bastava ao nazismo eliminar a arte "bolchevique e judaica", mas era necessário eliminar fisicamente (a solução final) os criadores desta cultura, isto é, os judeus, que desta forma foram diuturnamente desumanizados pela propaganda nazista, associados perante a opinião pública através dos meios de comunicação de massa a animais, insetos e vermes. Assim surgem os campos de concentração e extermínio.
5. Para visualizarmos estes elementos em funcionamento, propus a exibição do episódio "Padrões de Força", de Star Trek, onde há uma denúncia contundente do nazismo. Na produção em questão, de 1966 (portanto duas décadas após a liquidação do nazismo), é possível verificar a perseguição, a desumanização e as tentativas de aniquilição de um povo. Na história, nazistas e judeus; na ficção, ekoseanos e zeons. Da mesma forma, o episódio nos transmite a ideia de que qualquer tentativa de extrair algo de positivo do nazismo (o desenvolvimento econômico da Alemanha nazista, por exemplo) é uma impossibilidade. Como disse John Gill, o observador cultural da Federação que feriu a Primeira Diretriz e implantou o regime nazista no planeta Ekos, tornando-se seu fuehrer: "Até mesmo os historiadores falham em aprender história. Cometem os mesmos erros". Sem dúvida, um alerta necessário, sobretudo nestes tempos onde o fascismo volta a mostrar os dentes.
6. Para finalizar, sugeri aos educandos que produzissem um artigo onde pudessem demonstrar que aprenderam a utilizar as produções audiovisuais como ferramentas de leitura de mundo, interpretação da realidade e problematização historiográfica. O formato do artigo vem em seções padronizadas: Título; Resumo; 1. Introdução (apresentar a intersecção dos dois temas: Nazismo e Star Trek); 2. Nazismo e perseguição aos judeus (com o objetivo de historizar-se o holocausto); 3. Realidade e ficção (com o objetivo de desenvolver a competência de leitura crítica de determinado evento histórico a partir de obra ficcional); 4. Conclusão; Referências.
O segundo artigo é o da Sara:
O NAZISMO NA FICÇÃO CIENTÍFICA
Sara Schmitt
RESUMO: No artigo a seguir será apresentado o Nazismo como uma marca histórica, sendo a causa da morte de milhões de pessoas inocentes por uma questão racial e irracional, tendo como líder Adolf Hitler, sendo ele mandante e orquestrante da eugenia que o Nazismo causou. Também será comentado sobre o episódio “Padrões da Força” de Star Trek, e como ele aborda o Nazismo.
PALAVRAS-CHAVE: Nazismo. Judeus. Raça-pura.
INTRODUÇÃO
No artigo presente será abordado o tema Nazismo como um movimento de extrema direita e irracional e como é associado com o antissemitismo. Por fim, será feita uma comparação entre o episódio “Padrões de Força” da segunda temporada de Star Trek e como o Nazismo mudou o rumo de toda a história deste mesmo episódio.
NAZISMO E PERSEGUIÇÃO AOS JUDEUS
“Raça pura”, este é o princípio e objetivo do Nazismo. A ambição de Hitler por um ariano puro de corpo, alma e sangue veio cedo, enquanto ele buscava a eugenia de raças “não puras” sendo essas homossexuais, negros, ciganos, doentes mentais, deficientes físicos e outras minorias, sendo os judeus seu principal foco de extermínio, tratando estes como simples animais não-humanos que não mereciam sequer um pingo de compaixão, sendo comparados com simples insetos insignificantes que deveriam ser exterminados.
Este antissemitismo extremo não veio diretamente de Hitler, desde a idade média os judeus não são bem vistos, principalmente na Europa, onde a igreja católica era predominante, os católicos diziam que era arrogância judaica dizer que Jesus não era filho de Deus e também os culpam pela morte dele.
Hitler transformou a Alemanha em um estado racial, usando as leis de Nuremberg. No começo atingiu somente os judeus, com restrições como o casamento e relações sexuais com alemães, também tinham que usar uma estrela de Davi com o escrito jude em suas roupas, para poderem ser identificados, mais tarde a lei também atingiu descendentes de judeus, além de negros e deficientes.
Para Hitler realizar o tão sonhado “embelezamento alemão” começou esterilizando deficientes, exterminando milhares de judeus, inicialmente foram usados os métodos de fuzilamento e incineração em câmaras que culminavam em uma estranha chuva de cabelos ao redor da cidade, este método não durou muito tempo, pois não era eficiente e causava muito cansaço nos soldados, por isso ocorreu o ato da “Solução Final”. Esta seria uma deportação em massa de judeus e outras minorias para a Polônia, nos campos de concentração, onde eram aprisionados, explorados, escravizados e por fim, mortos por asfixiamento, alguns tendo o azar de sofrer experiências médicas desumanas. Em média, 6 milhões de judeus foram mortos, somando 2/3 de todos os judeus da Europa.
REALIDADE E FICÇÃO
Na segunda temporada da série Star Trek a nave U.S.S. Enterprise recebe a importante missão de encontrar um historiador humano que havia dado como perdido, este que aparente mente violou a Primeira Diretriz no planeta Ekos, encorpando o que era pra ser um novo nazismo em sua cultura, John Gill (Historiador da Federação) se torna o Führer no planeta, por mais que seu objetivo não fosse esse, ele queria trazer a “ parte boa” do Nazismo à tona novamente, tentando fazer o povo prosperar, porém, seu vice, Melakon, trás o ódio e o preconceito do Nazismo, dopando Gill para assumir o controle e fazendo ele ser somente a “capa” do movimento.
Os Zeons (habitantes do planeta Zeon) são visto como um problema para esta sociedade, tendo assim, que ser exterminados.
Quando Spock e Kirk chegam ao planeta, são apreendidos pelos soldados nazistas e torturados por não lhes ceder informações sobre quem são, como eles se recusaram a falar, foram sentenciados à morte, mesmo conseguindo fugir da prisão antes disso ocorrer realmente. A tortura cometida contra os personagens, lembra muito as torturas feitas contra os judeus nos campos de concentração e fora deles também.
CONCLUSÃO
Com o artigo recém apresentado, conclui-se a importância da informação, seja essa através de jornais, revistas, sites e até mesmo, como o exemplo dado, séries. O Nazismo como uma marca de sangue na história do mundo, é algo que não pode se repetir, e séries como essa ajudam a levar isso para cada vez mais pessoas, sendo assim, muito mais fácil que o conhecimento se espalhe. Como em Star Trek, o Nazismo sempre será lembrado e enfatizado como algo terrível e irracional.
BIBLIOGRAFIA
USHMM. “Anti-Semitismo”. Disponível em: <https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-
br/article/antisemitism-1>. Acesso em: 17/11/18.
USHMM. “As Leis Raciais de Nuremberg”. Disponível em: <https://
encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/article/the-nuremberg-race-laws>. Acesso em:
17/11/18.
USHMM. “Auschwitz”. Disponível em: <https://encyclopedia.ushmm.org/content/pt-br/
article/auschwitz-1>. Acesso em: 17/11/18.
USHMM. “Racismo Nazista”. Disponível em: <https://encyclopedia.ushmm.org/contei-racism>. Acesso em: 17/11/18.
WIKIPEDIA. “Star Trek (série original)”. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/
Star_Trek_(s%C3%A9rie_original)?wprov=sfti1>. Acesso em: 18/11/18.
Nenhum comentário:
Postar um comentário