quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Mythos Editora publica no Brasil a HQ de "Cidade à Beira da Eternidade"

Frequentemente, a longevidade de Star Trek é atribuída ao alto nível dos roteiros escritos para a série clássica. E um dos motivos pelos quais o nível dos roteiros atingia este patamar superior ao de outras produções da época era o fato de que vários episódios contaram com autores de ficção científica consagrados, como Robert Bloch, Norman Spinrad, Theodore Sturgeon e Harlan Ellison. Este último escreveu talvez o episódio mais consagrado da série original: Cidade à Beira da Eternidade.

Ellison, um prolífico autor de ficção científica – que teve boa parte de sua obra publicada no Brasil apenas como parte de antologias –, também escreveu roteiros para seriados como O Agente da U.N.C.L.E, A Noviça Voadora e A Quinta Dimensão (ele afirmou que um episódio desta última, Soldier, foi a inspiração para o filme O Exterminador do Futuro). 

Seu único roteiro para Star Trek, Cidade à Beira da Eternidade, é considerado, com frequência, o melhor dos 79 episódios da série original e foi vencedor do Prêmio Hugo de Melhor Apresentação Dramática, em 1968. 

No entanto, Harlan Ellison sempre foi expressivo em suas críticas à filmagem do roteiro e chegou mesmo a submeter sua versão para concorrer ao prêmio de melhor episódio dramático da Writers Guild of America (a Associação de Roteiristas dos Estados Unidos da América), em 1968, onde se sagrou vencedor.

Gene Roddenberry e outros sempre defenderam que o orçamento jamais comportaria o episódio inicialmente concebido pelo autor, que por isso, teve de ser modificado. E justamente aí que entram os quadrinhos: embora Ellison tenha publicado o roteiro original, e também uma novelização em anos passados, foi só com a belíssima versão em quadrinhos de Star Trek: Cidade à Beira da Eternidade que o público pode finalmente visualizar, sem restrições, o produto concebido pela incrível imaginação do escritor.

Adaptado pelos irmãos Scott e David Tipton, veteranos dos quadrinhos de Star Trek, trazendo a elegante arte pintada de J.K. Woodward, a história mostra Kirk e Spock voltando no tempo para capturar um renegado tripulante da USS Enterprise disposto a mudar o passado. 

Finalmente, esta bela obra chega ao mercado brasileiro, através da editora Mythos. A HQ já se encontra em pré-venda, com lançamento previsto para o próximo dia 30 de setembro. 


Um comentário: