sexta-feira, 29 de julho de 2016

[Resenha] Coleção Mundo Nerd Volume 1: Star Trek

Em 2016, o mercado editorial brasileiro parece ter despertado - mesmo que timidamente - para a demanda por publicações envolvendo o universo de Star Trek. No início do ano a Aleph relançou o romance Portal do Tempo; agora, a Editora Europa - que publica a revista Mundo Nerd - lançou uma coleção em seis volumes intitulada "Como a Cultura Nerd Mudou o Mundo".

O primeiro volume é dedicado a Star Trek e ao longo das quase cem páginas o leitor é conduzido através de um panorama dos bastidores e do impacto da série na cultura mundial. Dividido em 9 pequenos capítulos, possuindo entre 8 e 12 páginas cada um, o almanaque vem ricamente ilustrado, com fotos clássicas e outras mais raras, como reproduções de páginas de HQ's e capas de alguns dos centenas de romances de Star Trek publicados desde 1968.

O capítulo inicial, chamado "Como Star Trek Mudou o Mundo", é de caráter introdutório e apresenta ao leitor uma contextualização acerca do período em que a série foi criada por Gene Roddenberry, destacando os "roteiros inteligentes" e a "mensagem de paz e tolerância" que serviram como pedra basilar da produção. Ao término desta primeira parte há duas seções que demonstram como Star Trek inspirou diversos cientistas ao longo do tempo e como a série antecipou diversas tecnologias que utilizamos no dia a dia. 

O capítulo seguinte - "Bastidores da Série Clássica" - nos traz a história, com riqueza de detalhes, do intrincado processo de criação de Star Trek por Gene Roddenberry (há uma pequena biografia dele também), desde os conceitos iniciais até a produção e filmagem do primeiro episódio piloto (The Cage).  Na sequência vem "Primeira Temporada da Série" contando as mudanças que precisaram ser realizadas no formato da série por exigência da NBC, além de detalhes sobre a construção dos personagens na temporada de estreia de Star Trek. A partir desse capítulo, na lateral das páginas, aparecem quadros com mini-biografias dos atores do elenco original. 

Em "Auge, Queda e Animação", são abordadas a segunda e terceira temporadas, bem como a série animada. Destaque para os problemas internos ocorridos a partir da segunda temporada, como os conflitos entre Roddenberry e Gene L. Coon. Igualmente, são analisados os problemas entre Shatner e Nimoy, devido ao grande sucesso de Spock. São analisados os cortes de orçamento e a mudança de horário que afetaram a terceira temporada, provocando o cancelamento da série. Encerrando esse capítulo, há um texto com informações bastante interessantes sobre a série animada, buscando relacionar o seu surgimento ao momento em que Star Trek se tornava objeto de culto. 

O complexo processo que começa a acontecer em 1975 para trazer Star Trek de volta é o tema de "Retorno Triunfal". O capítulo conta a tortuosa história do retorno de Kirk, Spock e cia. desde o plano inicial de levar Star Trek ao cinema, do recuo desta ideia em favor de uma nova série na TV, e da decisão final de produzir um longa-metragem, que veio a se tornar o primeiro filme de uma longa e próspera vida nas telonas. Na sequência ("Todos os Filmes") há uma página para cada um dos filmes, com detalhes da trama e curiosidades de bastidores, inclusive de Star Trek Beyond.

Até aqui já foram 70 páginas, ou seja, mais da metade da publicação é dedicada à série original, na TV e no cinema. A partir de "Outras Séries", o leitor é levado (em menos de 10 páginas) a um rápido passeio por TNG, DS9, VGR e ENT. Contudo, a qualidade das informações permanece no mesmo nível, sendo abordadas histórias de bastidores - sobretudo aquelas que envolvem os aspectos de criação e produção das séries. 

Em "Quadrinhos e Livros" é reconstituída a jornada de Star Trek desde os primeiros quadrinhos (publicados em 1967 pela Golden Key) e depois entre Marvel (Fases 1 e 2) e DC (Fases 1, 2 e 3), até chegar na IDW, em 2006. Os livros (em torno de 1000, segundo a publicação) não são esquecidos, com uma passada de olhos nas primeiras edições, voltadas ao público juvenil, chegando nas mais adultas publicadas a partir dos anos 1970.

Por fim, há uma lista com 25 episódios/filmes considerados pelos editores como os "Melhores Momentos" da franquia. Na lista, constam os habituais "The Inner Light", "In The Pale Moonlight" e "The City on the Edge of Forever". No entanto, livros e quadrinhos também compõem a lista, deixando-o mais diversificada e interessante. 

Os trekkers brasileiros são carentes deste tipo de publicação. E esse é o grande mérito da Editora Europa com o lançamento de "Star Trek: o legado da série": proporcionar aos fãs uma boa publicação, informativa e bem ilustrada, tratando sobre diversos aspectos de Star Trek. Apesar de algumas imprecisões (naturais em qualquer texto com muitas informações) a qualidade do texto salta aos olhos e torna a leitura muito prazerosa. O desequilíbrio entre o espaço dado a TOS e às outras séries é excessivo, mas é compensado pelo tratamento aprofundado que se dá às informações referentes à série original. Fica a sugestão para que a editora publique trabalhos específicos sobre as encarnações posteriores de Star Trek. Os trekkers agradeceriam. E comprariam.

Aliás, fazia um bom tempo que não aparecia algo do gênero nas bancas (mas parece que somente as bancas de RJ e SP receberam a edição, não tendo chegado a Porto Alegre e outras praças, infelizmente). Contudo, a publicação (o volume de Star Trek ou a coleção completa, que tem Star Wars e Doctor Who, dentre outros) pode ser adquirido diretamente no site da editora, como segue abaixo.

Título: Star Trek: o legado da série (Coleção Mundo Nerd. Como a Cultura Nerd Mudou o Mundo, Vol. 1)
Páginas: 96
Formato: 18,8 cm x 24,8 cm
Valor: R$ 29,90 (no site) R$ 34,90 (bancas)


Um comentário:

  1. A historia está bem estruturada, o final é o melhor. Todas as suas adaptações foram uma grande conquista, mas a de 2016 foi a minha favorita. Os efeitos especiais e caracterização são impreciáveis.Vi este filme por Sophia Boutella ela sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Na minha opinião, este foi um dos melhores filmes de ação que foi lançado mais o talento desta é muito bom. Recentemente la vi en sua novo trabalho Fahrenheit 451 filme. Na minha opinião, este foi um dos melhores filmes de ação que foi lançado mais o talento desta é muito bom. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Sempre achei o seu trabalho excepcional, demonstrou por que é considerada uma grande atriz, e a sua atuação é majestuosa. Cada um dos projetos desta atriz supera a minha expectativa. Adoro porque sua atuação não é forçada em absoluto. Sempre achei o seu trabalho excepcional, demonstrou por que é considerada uma grande atriz, e a sua atuação é majestuosa. Cada um dos projetos desta atriz supera a minha expectativa.

    ResponderExcluir