terça-feira, 19 de julho de 2016

50 anos em 50 desenhos: os alienígenas de Star Trek segundo Thay Fortes

Os 50 anos de Star Trek já são uma realidade, com comemorações de todos os tipos acontecendo no mundo todo. 

Exposições, convenções, encontros, mostras de cinema, debates e o lançamento de um novo filme, fazem a alegria dos trekkers, que podem assim celebrar em grande estilo o cinquentenário da franquia amada.

No Brasil, uma artista gaúcha - que vive em Santa Catarina -, teve uma ideia incrível para não deixar passar em branco o jubileu de Star Trek que ocorre precisamente no dia 8 de setembro. Thay Fortes impôs a si própria um delicioso (e trabalhoso) desafio: nos 50 dias que antecedem os 50 anos de Jornada nas Estrelas ela decidiu fazer um desenho por dia, retratando a cada vez uma das diferentes espécies alienígenas que aparecem ao longo das cinco décadas da série. Como diria um velho amigo: fascinante.

Cardassian
O primeiro desenho (um cardassiano, imagem ao lado) inaugurou no último dia 14 o desafio que culminará em 8 de setembro com o 50º desenho, após uma jornada artística pelas espécies alienígenas do universo de Star Trek.

É, sem dúvida, uma comemoração criativa e que ajuda a embelezar ainda mais, através da arte, o ano em que o mundo celebra Star Trek.

Acompanhe o desenvolvimento do projeto na página CoatiArt, onde Thay Fortes postará diariamente um novo desenho.

***

Abaixo, uma pequena entrevista com Thay, que nos conta sobre sua relação com Star Trek e dá detalhes sobre o projeto.

Antes de falarmos do desafio em si, eu gostaria que tu falasses sobre a tua história com Star Trek, já que parece ser algo bastante importante pra ti.

Bem, pode-se dizer que eu faço parte da nova geração de fãs. A galera que foi atrás de conhecer Star Trek depois do reboot em 2009. Na época eu tinha 14-15 anos e já sabia da existência da franquia, mas nunca tinha assistido nada além de um ou outro episódio esporádico que aparecia na TV. Depois que assisti o filme, eu fiquei com muita vontade de assistir a série original "de verdade" e assim que vi fui fisgada por todo esse universo incrível, complexo e maravilhoso. Mergulhei de cabeça e nunca mais voltei.

Romulan
Como surgiu a ideia de fazer esse projeto? 

Durante todo o ano eu fiquei pensando em um meio de homenagear essa franquia em um ano tão importante para ela. O que eu mais gosto em Star Trek são as espécies e suas diferentes culturas. E como sou uma aspirante a desenhista, decidi unir minhas duas paixões. 

Como tu escolhes as espécies que vão ser desenhadas? 

Eu basicamente fiz uma lista com as primeiras espécies que me vieram à cabeça, além de pedir sugestões de fãs e sair pesquisando por aí. Já tenho uma lista pronta e todo dia eu vou sorteando uma para desenhar.

Quais teus planos assim que os 50 desenhos estiverem prontos? Haverá uma exposição, serão vendidos, etc.? Estamos ansiosos pra saber!

Ainda não tenho um plano. Estou aberta a sugestões (risos). Os desenhos serão a principio apenas rascunhos rápidos feitos a nanquim para que eu consiga manter o ritmo de um desenho por dia. Então por enquanto estou apenas concentrada em fazê-los.

Trill



Nenhum comentário:

Postar um comentário