sábado, 21 de maio de 2016

O 2º trailer de Beyond foi feito para os trekkers

Novo pôster de Beyond.
Não falta "Star Trek"?
Desde dezembro, quando o primeiro trailer foi lançado, os fãs aguardaram ansiosamente pelo segundo trailer de Star Trek: Beyond. A princípio esperava-se que seu lançamento ocorresse na Cinema Con, acontecida em abril. A não exibição do trailer no encontro anual da Associação Nacional dos Proprietários de Cinemas nos EUA, pegou a todos de surpresa. No entanto, Simon Pegg afirmou que o novo trailer seria "impressionante".

O trailer então foi prometido para o dia 20 de maio, em um evento da Paramount para os fãs de Star Trek.

E foi o que aconteceu. Ao término do evento, apresentado por Adam Savage, o trailer foi exibido, ao mesmo tempo em que era lançado na internet. Você pode vê-lo aqui, sem legendas. E aqui, legendado.

Antes de falarmos sobre o trailer propriamente dito, é importante destacarmos algumas coisas sobre o evento organizado pela Paramount para os fãs de Star Trek.


Pôster de Beyond em homenagem a TMP
O evento

Mesmo que o filme seja um fracasso o evento ficará marcado na memória dos trekkers por muito tempo, principalmente por três motivos. 

O primeiro deles é que JJ Abrams revelou que devido a um pedido de Justin Lin a ação contra os realizadores de Axanar deverá ser extinta. Isso significa que, ao menos temporariamente, deverá haver uma trégua do estúdio em relação aos produtores de fan-films. 

Outro ponto alto do evento foi um pôster de Beyond, criado exclusivamente para a ocasião, onde se homenageia lindamente o primeiro filme de Star Trek, de 1979. O uso das mesmas cores, e a mesma disposição dos personagens, dentro de raios multicoloridos, foi uma ideia e tanto. Homenagem merecida a talvez o filme mais esteticamente perfeito de toda a franquia e que é rotineiramente ignorado por muitos fãs. O primeiro filme de Lin na franquia homenageando o primeiro filme de toda a franquia no ano do seu cinquentenário. Foi uma grande sacada.

Até mesmo as garotas de Orion
precisaram guardar seus celulares
Por fim, antes da exibição do trailer uma grande reverência a Leonard Nimoy. O público presente se dirigiu até o estúdio 32 onde TOS era filmada e a rua ao lado foi nomeada com o nome de Nimoy, passando a se chamar "Leonard Nimoy Way". A cerimônia foi conduzida pelo atual intérprete de Spock, Zachary Quinto. 

O evento serviu ainda para a divulgação de um novo pôster para o filme, com o nome Beyond bastante destacado. Chama atenção nesta peça publicitária a ausência do nome Star Trek. Além disso foi revelado que a premiere mundial do filme acontecerá na SDCC, em 20 de junho, com uma orquestra fazendo a trilha sonora ao vivo.

Após todos esses acontecimentos cheios de emoção, foi solicitado aos presentes que guardassem seus celulares e o trailer foi finalmente exibido. Ao mesmo tempo, o canal da Paramount no youtube o postava.

A mais bela imagem de dobra
O trailer

A promessa de Pegg se cumpriu. O trailer é de fato impressionante, muito superior ao primeiro lançado em dezembro. 

E por que ele é melhor que o primeiro?

Não só por mostrar a mais bela imagem de uma nave em dobra de toda a história de franquia. Mas porque ele tem o tom dramático (e ao mesmo tempo aventureiro, explorador) que se espera de uma grande e inesquecível história de Star Trek. 

A música dos Beastie Boys dessa vez deu lugar a um tema grandioso, que serviu para moldar os sentimentos da audiência, que acabou por perceber uma profundidade maior na trama do que foi possível perceber no primeiro trailer. 

E não só por isso. 

McCoy, o velho conselheiro de Kirk
Existem diálogos mais interessantes desta vez. Na conversa entre Kirk e McCoy (regada a álcool, como preza o velho doutor) descobrimos que Kirk sempre esteve à sombra de seu pai dentro da Frota Estelar. Essa história começa no primeiro filme, quando é desafiado a fazer melhor que o seu pai fez: capitão de uma nave por apenas alguns minutos, salvando centenas de vidas. A relação de Kirk com seu pai, morto ao mesmo tempo em que ele nascia, vem à tona, com toda a carga dramática que isso possa conter. Um filho tentando se libertar da influência do pai. É clichê? Talvez. Mas pode ser intenso. Kafka passou a vida tentando superar isso e produziu grande obra.

Novamente McCoy, desta vez compartilhando
sua sabedoria com Spock
Por outro lado, vemos algo que Justin Lin já havia antecipado: cenas entre Spock e McCoy (aliás, parece que McCoy recuperou espaço em Star Trek neste filme). No breve diálogo entre os dois, uma questão que atormenta tanto vulcanos quanto humanos: a morte.

Em poucos segundos passamos de um tema profundo a outro, da relação com o pai ao medo da morte. Sem dúvida algo muito diferente do que vimos no primeiro trailer. 

O grande trio está de volta?
Então, qual o verdadeiro filme? Ainda não é possível dizer, como nunca é quando nos baseamos apenas por trailers. Como disse alguém uma vez "os filmes se recusam a serem reduzidos a trailers". O que é possível afirmar é que a Paramount fez um trailer para o grande público em dezembro e agora fez um trailer para os trekkers, carregado de relacionamentos interpessoais, sobretudo entre a "santíssima trindade" Kirk, Spock e McCoy.

Confesso que fiquei com a leve esperança de que Beyond venha a ser o melhor dos três filmes do reboot. Se o que me faz ter essa sensação faz parte de componentes inseridos nas refilmagens ocorridas após a repercussão negativa do primeiro trailer, talvez possamos descobrir algum dia mais tarde. 

Jaylah: alívio cômico?
Contudo, alguns problemas permanecem. A insistência no romance entre Uhura e Spock, que nada mais é do que dar um papel maternal à Uhura, que serve como escora psicológica ao vulcano nos momentos difíceis. Uma ressalva: é apenas um trailer, não dá pra dizer se isso de fato acontecerá ao longo do filme, Mas a cena do beijinho está lá e é desnecessária. As mulheres perderam espaço nos filmes do reboot, isso é bastante evidente. Elas têm função decorativa. Justin Lin parece estar seguindo o mesmo caminho de JJ nesse aspecto. Desta forma, Uhura - a única mulher do elenco principal - acaba sendo uma personagem sub-aproveitada. Em todas as cenas em que aparece, Uhura está com medo, ou aflita, ou esperando Kirk lhe salvar, ou beijando Spock. Por outro lado, Jaylah aparentemente tem destaque no filme, sendo uma "mulher" forte e protagonizando uma cena divertida no trailer. Talvez seja a personagem que funcione como alívio cômico, apesar deste papel já estar sendo cumprido pelo Scotty de Simon Pegg, com suas caras e bocas. 

Uhura está sempre indefesa ou beijando Spock
Já o vilão Krall se mostra mais assustador nesse trailer do que havia aparentado no trailer anterior. A cena entre ele e Uhura mete medo. 

Finalmente, vemos mais um pouco do estrago sofrido pela Enterprise (sua seção disco se destroçando na atmosfera) e também a velha USS Franklin, nave da antiga classe NX e que será usada pelos nosso bravos oficiais para lutar contra o perigoso Krall.

Agora é esperar o próximo trailer, imaginando-se qual o cálculo está sendo feito neste  exato momento pelos produtores, já que houve um trailer para as massas e agora um trailer para os trekkers. A enxurrada de material publicitário que deverá surgir nos próximos dois meses também será muito interessante de acompanhar. Apesar do adiamento da estreia no Brasil, nos EUA o calendário permanece o mesmo e dois meses passam em velocidade de dobra.

---

Agradeço a tod@s que participaram no grupo "Apenas um Trekker" colaborando com as informações e os debates durante o evento da Paramount.  As contribuições ajudaram a realizar este post. Vida longa e próspera a vocês!


Um comentário: