sexta-feira, 20 de maio de 2016

É hoje: o segundo trailer de Beyond vem aí; Relembre os principais aspectos do primeiro trailer

O dia tão aguardado desde dezembro chegou. Hoje, no evento da Paramount para os fãs, será lançado o segundo trailer de Star Trek: Beyond. A partir das 23h (horário de Brasília) poderemos acompanhar o evento, que será transmitido ao vivo pela internet (ainda sem link divulgado).

O fandom está dividido. Muitos gostaram e aprovaram o primeiro trailer; outros tantos detestaram e não possuem grandes expectativas em relação ao filme.

O trailer de hoje será um divisor de águas: confirmará o caráter pouco "trekky" do filme, exposto no primeiro trailer; ou refutará de vez estes temores e demonstrará que Beyond será um filme à altura dos 50 anos da franquia.

Acompanhe no grupo "Apenas um Trekker" o lançamento e a repercussão do segundo trailer de Beyond. 

Relembre os principais aspectos do trailer lançado em dezembro:

Título

Um dos indicativos de que a coisa que menos importa em Star Trek Beyond é Star Trek, é que o título "Star Trek" é quase escondido pelos produtores, havendo o destaque desproporcional ao nome "Beyond", que surge na tela em letras garrafais.

"Novo tema": Sabotage dos Beastie Boys

Parece que a nova era de Star Trek já tem um tema oficial: a música Sabotage da banda Beastie Boys. A música aparece pela primeira vez no filme de 2009, quando Kirk ainda garoto rouba um carro. No trailer de Sem Fronteiras, Scotty adentra a ponte da nave USS Franklin (que será usada pela tripulação após a Enterprise ser destruída) e pergunta a Kirk se aquilo é música, ouvindo como resposta: sim, das boas!

Enterprise destruída

Em seguida, descobrimos que a Enterprise sofreu um violento ataque por milhares de pequenas naves - kamikazes inclusive -  e foi completamente destruída. Desta forma, a tripulação se encontra perdida em um planeta, aparentemente em pequenos grupos isolados. Spock aparece ferido ao lado de McCoy; Scotty está sozinho saindo de um módulo de escape; Kirk aparece pilotando uma moto; Sulu e Uhura aparecem em meio a diversos outros oficiais da Enterprise, sob a mira de guardas armados; e por fim, a alienígena interpretada por Sofia Boutella (Jaylah) luta contra dois aliens de outra espécie, aparentemente os vilões da história. Em seguida, Jaylah  diz a Kirk que sabe porque ele e todos os outros estão lá. Resumidamente, a nos fiarmos pelo trailer, a história consiste na destruição da Enterprise seguida da luta pela sobrevivência da tripulação em um planeta hostil, havendo aí a ameaça de um vilão alienígena, que supostamente os teria levado até lá com objetivos funestos. Há indícios de que se trata de um questionamento ao caráter expansionista da Federação.

Vilões

As pequenas naves que atacam e destroem a Enterprise atuam como um enxame. Podemos vê-las também no momento mais divertido do trailer, que evoca a lendária rabujice do Dr. McCoy. Lado a lado com Spock, os dois se veem cercados por essas pequenas naves, No entanto, Spock é teletransportado logo após McCoy comentar sarcasticamente que pelo menos não iria morrer sozinho. Imaginem o doutor irritado. Porém o vilão-mor - de óbvio aspecto satânico - parece ter alguma relação com o capitão Kirk, aparecendo sua voz em off dizendo "É aqui que começa, capitão. É aqui que a fronteira resiste", para em seguida haver a exibição de sua entrada triunfal. 

Teletransporte

O teletransporte aparece ao menos duas vezes ao longo do trailer. Na já referida teleportação de Spock e em uma cena entre Kirk e Jaylah. Algo interessante é que o som remete ao ruído característico do teletransporte da série original. Não deixa de ser curioso também o fato de que a teleportação vista no trailer não desmaterializa o corpo inteiro de uma vez só, mas vai indo de baixo para cima, como mostrado na cena de Kirk com Jaylah, que aparentemente "pega carona" no feixe que está teletransportando o capitão. Outra característica de TOS presente no trailer é a volta do glorioso topete de Kirk.

Sem fronteiras

Ao longo do trailer são vistas muitas explosões, corre-corre, personagens em situações intensas e muitos outros elementos que garantem que Star Trek Sem Fronteiras será um ótimo filme de ação. Quanto a ser um ótimo filme de Jornada nas Estrelas, tenho grandes e consistentes dúvidas. Acredito que não será um filme a altura dos 50 anos da franquia a serem comemorados em 2016, especialmente por não ser voltado aos fãs. O nome brasileiro do filme talvez seja profético: a produção - terceira do reboot -  não desejaria ficar contida nas fronteiras trekkers, buscando ardentemente ser uma forma de entretenimento para as massas, inspirada de maneira livre e descompromissada em Star Trek. Espero queimar a língua. E, afinal de contas, por enquanto vimos somente um trailer, feito sob medida para o grande público. Logo mais à noite tudo será esclarecido.

5 comentários:

  1. Eu sou fã desde 1967, sou viúva do Kirk, Mas não sou burro. Sempre defendi a ideia de que trekker que é trekker gosta de tudo, até do "Cérebro do Spock".
    Quanto a fazer um filme votado aos fãs, já vimos isso em Insurreição e Nemesis. Bilheteria insuficiente.
    Execraram Enterprise do Archer, detestaram Voyager, e ainda se dizem trekkers, porque APENAS conhecem Picard.
    Eu tenho 63 anos, quanta gente já morreu nesse meio tempo, gente que quando viva assistia Star Trek na TV e pagava ingressos no cinema.
    Hoje os pseudo trekkers detestam o JJ. Porquê detestam o cara? Porque conseguiu bilheteria? Porque trouxe novos interessados na franquia que logo viraram fãs?
    Por favor! Vamos parar de achar pingos no quadrotriticale, para Picardmaniacos que não sabem o que isso significa, usarei uma expressão leiga: VAMOS PARAR DE ACHAR PELO EM OVO.
    O JJ não quer agradar velhos como eu, porque isso não dá bilheteria. O JJ quer bilheteria, por isso faz filmes de acordo com os novos tempos.
    Então insisto: Trekker que é Trekker, gosta de tudo o relacionado a Star Trek. TUDO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em primeiro lugar o post é sobre Star Trek Beyond, que, sim, é produzido por JJ, mas não é um filme, em última análise, dele. O filme é roteirizado por Simon Pegg (e outros) e dirigido por Justin Lin. Ponto.

      Em segundo lugar, acho que você está completamente equivocado. Isto que você defende é um absurdo. Então trekker que é trekker deve gostar de qualquer porcaria que seja feita usando o nome de Star Trek? Convenhamos, isso seria bastante ridículo.

      Além do mais nao existe isso de "trekker que é trekker". Existem trekkers e trekkers, cada um com suas próprias vivências, gostos e personalidades. Não somos discípulos de Mussolini, somos apenas fãs de um programa de TV e de filmes no cinema. Devemos sim ser críticos e temos todo o direito de gostarmos ou não gostarmos do que vemos na tela.

      Que coisa mais tacanha isso de querer forçar os fãs a seguirem fielmente como uma manada tudo que é feito pelos roteiristas, produtores e estúdios! É dogmático, é de um fundamentalismo que não cabe mais no mundo de hoje.

      Lamento muito, mas trekker que é trekker (pra usar a expressão que você gosta) tem senso crítico sim e tem personalidade própria, sabendo escolher aquilo que gosta ou não na franquia.

      Chamar quem não gosta de JJ de pseudo-trekker é de uma falta de respeito absurda. Aprenda a conviver com a diversidade de pensamento e, sobretudo, com as críticas aquilo que você gosta mas que não agrada a outras pessoas.

      Excluir
    2. Já vi que sou velho mesmo.
      "Aprenda a conviver com a diversidade de pensamento" Isso foi o que eu ouvi de quem me chamou de "viúva do Kirk".Se ou fosse tão radical não deveria gostar de Enterprise, Voyager, DS9 e muito menos do JJ.
      Não estou forçando a manada porque a manada já não existe, quem não morreu está com Alzheimer.
      Não sou tacanho quando me refiro ao sentimento dos antigos fãs, alguns, no meu caso aceitando e assistindo, mas não necessariamente gostando das novidades.
      O pessoal que aí está, é o que assistiu Picard e DS9, e provavelmente só teve referências da TOS.
      Em Enterprise, que todos detestaram, havia diversas citações da TOS, assim como nos dois últimos filmes do JJ. Todos os que conheço mencionaram o pingo do Bones, mas esqueceram a referência a Mudd.
      Há coisas que detestei nos filmes do JJ, mas o mérito dele é atrair novos fãs e principalmente fazer bilheteria, conditio sine qua non para haver próximos filmes e um próximo seriado anunciado, do qual ainda duvido seja realizado, porque os cartolas da TV não são fãs, e visam bilheteria.
      Lamento se não gostou do meu comentário, mas é assim que penso.
      De todas maneiras sempre gostei dos seus posts, que sigo sempre acompanhando.
      Longa Vida e Próspera.

      Excluir
    3. Eu concordo quando você diz que JJ é importante por trazer novos fãs, nisso não tenho a menor discordância. Só não posso concordar quando se acha que por gostarmos de Star Trek devemos gostar de tudo que ele fez nos filmes. Eu não sou um grande adorador dos filmes dele, tenho muitas críticas, mas também não os odeio, justamente por considerar que eles têm um papel impossível de ser desconsiderado na história da franquia.

      Outra coisa que acho importante dizer é que respeito muito você assistir a série desde a década de 60. Mas não concordo que os fãs mais jovens tenham só referências de TOS. Eu comecei assistir Star Trek quando garoto na década de 90 e comecei através de TOS. Foi a primeira série que assisti e me apaixonei. E assim como eu são milhares. Vejo uma gurizada bem nova que idolatra a série original, muito mais do que qualquer outra. Então acho que esse argumento de idade, ou de ter começado por outras séries e que TOS tenha ficado de lado não é válido.

      De qualquer forma, agradeço o debate e o comentário.

      Vida longa e próspera!

      Excluir
  2. Anotado. Ainda conversaremos muito sobre o que gostamos desse universo.
    Abraço.
    Vida longa e próspera!

    ResponderExcluir