quinta-feira, 28 de abril de 2016

A importância da volta de Star Trek à TV

Nova série, para uma nova geração de trekkers
No dia 13 de maio de 2005 ia ao ar o último episódio da série Enterprise. De lá para cá já vão quase 11 anos, onde Star Trek esteve longe de seu habitat natural, sem nenhuma produção inédita para a TV. 

Isso significa que praticamente uma geração inteira ainda não teve o prazer de assistir regularmente na TV as aventuras de klingons, vulcanos, ferengis, humanos, cardassianos e tantos outros, nas grandiosas histórias que acontecem do quadrante Alfa ao quadrante Gama.

Ou seja, além das reprises, dos dvds e dos downloads, a única coisa que os chamados millenials, viram "ao vivo" foram somente os filmes da era JJ Abrams, que não são por si só representativos da grande diversidade dos mais de 700 episódios que compõem o conjunto total de todas as séries. 

Obviamente, a nova série também não abarcará integralmente toda esta representatividade, porém uma diferença marcante ela terá em relação aos novos filmes: o meio pelo qual será exibida e como atingirá o público.

Trekkers antigos e novos ansiosos pela nova série
A TV é o ambiente natural de Star Trek, onde esta sempre se destacou, sobretudo qualitativamente. Desse destino a franquia não pode nem deve tentar escapar. Finalmente, a série garante seu retorno ao seu meio mais profícuo, nas competentes mãos de Bryan Fuller e Nicholas Meyer.

É evidente que não cabe a comparação entre cinema e TV, por serem suportes distintos. Da mesma forma, hoje em dia a TV também já não é mais a mesma, a partir do advento de plataformas como o youtube e netflix. Inclusive, a nova série terá apenas o seu episódio piloto transmitido pela formato regular, na CBS, sendo os episódios subsequentes transmitidos no serviço de vídeos sob demanda da empresa, o CBS All Access. Uma nova série, para novos tempos. 

Como resultado, é possível perceber que nem o mundo nem a TV são mais os mesmos. O público também é renovado, já que há mais de uma década Star Trek não aparece como produto original específico da televisão, somando-se aos velhos e fiéis trekkers uma nova geração que pela primeira vez poderá acompanhar e discutir no calor do momento as novas histórias que continuarão indo audaciosamente onde nenhuma série de TV jamais esteve.

Independentemente da timeline na qual as novas histórias serão assentadas, ou em qual período de tempo, ou se a tripulação estará em uma nova encarnação da Enterprise ou não, a grande importância do retorno de Star Trek à TV está em formar uma nova legião de trekkers ao redor do mundo todo, aumentando a base de fãs e mantendo seu legado mais vivo do que nunca. Isso não tem preço

Nenhum comentário:

Postar um comentário