domingo, 9 de dezembro de 2018

Who watches the watchers?



Sempre utilizo Star Trek em minhas aulas, seja em exemplos gerais durante alguma aula ou então em atividades especialmente preparadas tendo algum episódio como centro.

Um dos episódios que mais gosto de trabalhar é "Who watches the watchers?", da terceira temporada de TNG. Creio que se trata de uma história perfeita para ilustrar como pode ser traumático o choque entre culturas muito diferentes.



Na última aula em que o usei, expliquei que a cena final, quando Picard despede-se dos mintakianos, se trata claramente de uma referência à "Última Ceia",  de Leonardo da Vinci. Como é possível imaginar, os cerebrozinhos explodiram!

Mas, é evidente que nesse caso o sentido desta última reunião é inverso. Enquanto Jesus se despede de seus apóstolos, passando da existência humana para uma existência divina e assim inaugurando uma crença, Picard despede-se dos mintakianos de maneira oposta, revelando-se totalmente humano e afastando a possibilidade de um credo sobrenatural em torno de si. 

Portanto, é uma cena genial, com sentidos que nem sempre são captados instantaneamente. Star Trek sempre será um baita recurso pedagógico.

Como tarefa, peço que os alunos redigiam um pequeno artigo comparando a história vista no episódio com os fatos históricos relativos ao primeiro contato entre índios e portugueses no Brasil.

O resultado geralmente é bastante satisfatório, como se pode ver no trabalho de uma aluna do 7º abaixo. Ela conseguiu aprender perfeitamente o significado da imagem analisada! Isto me deixa muito orgulhoso.

P.S: à primeira vista são 11 "apóstolos", mas tem um gurizinho atrás da personagem Nuria que mal dá pra ver.





Um comentário:

  1. Parabéns! E sempre bom falar de ST. Mas tambem sou fã. Veja minha festa de 50 anos...http://www.cdef.com.br/2018/01/star-trek-50-anos-onde-nenhuma-festa-jamais-esteve/

    ResponderExcluir