segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

The Cloud Minders: a luta de classes em Star Trek TOS

"Este conturbado planeta é local dos mais violentos contrastes. Os que recebem as recompensas são totalmente separados daqueles que carregam o fardo. Não é uma liderança sábia." - Spock


Frequentemente, a terceira temporada de TOS é tida como a mais fraca, com roteiros inferiores aos das temporadas anteriores e com diversos problemas na produção. Mesmo assim é uma temporada com ótimos episódios, que carregam o espírito de Star Trek, possuindo temas profundos e abordando problemas contemporâneos, com forte crítica social.

Um destes episódios é "The Cloud Minders" (TOS 3x19 - "Os Guardiões das Nuvens", na versão brasileira), onde o planeta Merak II está sendo assolado por uma praga que pode destruir toda a sua vida vegetal e como consequência exterminar sua população. A fim de resolver o problema a Enterprise desloca-se até o planeta Arnada - única fonte do mineral zienite, capaz de deter a praga - de modo a obter um carregamento desta substância que poderá salvar Merak II.

Ao descerem no planeta Kirk e Spock são atacados por um grupo de mineiros separatistas - liderados por Vanna e conhecidos como troglytes -, sendo salvos pelo Alto Conselheiro de Ardana e levados em seguida para a cidade nas nuvens, que abriga uma sociedade totalmente intelectual, que supostamente eliminara a violência por completo. 

No entanto, Kirk e Spock logo descobrirão que as relações sociais no planeta Ardana são mais complexas do que a aparente tranquilidade que Stratos sugere. Para que os cidadãos de Stratos possam usufruir de uma vida confortável nas nuvens, dedicando toda sua energia às artes e às atividades intelectuais, se faz necessária a exclusão da maior parte da população do planeta, que vive na superfície em condições adversas.

Karl Marx afirmou que a história da humanidade é a história da luta de classes. Isto significa que as sociedades são o palco do eterno conflito entre opressores e oprimidos. "The Cloud Minders" aborda justamente esta questão, ao mostrar uma sociedade rigidamente dividida entre trabalhadores intelectuais - que vivem na cidade Stratos, nas nuvens do planeta - e trabalhadores manuais - os troglytes, que habitam as insalubres minas de Ardana.

A divisão social do trabalho que se concretizou em Ardana é reveladora das relações que se estabeleceram entre as duas classes, ou seja, os cidadãos de Stratos e os troglytes. 

Os primeiros, livres do trabalho pesado e manual, podem se dedicar exclusivamente ao pensamento e ao espírito, ao mesmo tempo em que consideram os troglytes inferiores, justificando assim sua dominação, pois é desta que advém sua liberdade; os segundos, "escravizados" sob as condições duras nas minas de zienite, encontram-se embrutecidos e alienados, algo que é metaforizado na história na solução narrativa do gás emanado pelo mineral zienite, que provocava a perda de 20% da capacidade intelectual dos troglytes. Somente aqueles que deixam de ser expostos ao gás podem ascender socialmente. 

Quando Plasus, ao não acreditar na eficácia da máscara providenciada pelo Dr. McCoy para utilização por parte dos troglytes, afirma que seus antepassados saíram das minas e mesmo assim conseguiram construir Stratos, Spock lhe responde: "A evolução desigual não começou até que seus ancestrais saíssem da exposição constante ao gás". Touchè! Um golpe vulcano na falaciosa meritocracia do Alto Conselheiro. 

Por fim, o componente ideológico, que os fazia crer - tanto cidadãos de Stratos quanto os troglytes - que os indivíduos da classe que vivia na superfície do planeta não eram biologicamente adaptados à luminosidade e ao calor da cidade das nuvens. Aqui é possível estabelecermos também uma relação com o Mito da Caverna, de Platão, já que os troglytes vivem em cavernas e, segundo os habitantes de Stratos é lá que devem permanecer. 

No entanto, a relação com o pensamento de Marx e Engels é clara, a partir do que estes pensadores afirmam em "A Ideologia Alemã": 

"O representar, o pensar, o intercâmbio espiritual dos homens, aparecem aqui como emanação direta de seu comportamento material" (1977, p. 36). 

Isto é, segundo Marx e Engels, a relação que as pessoas possuem com a natureza e com os seus meios de vida são determinantes na imagem que elas fazem de si mesmas e do mundo ao redor, ou seja, a vida material está profundamente entrelaçada com a ideologia de uma sociedade. Não somente na sociedade ardaniana, quanto na nossa sociedade capitalista atual, por exemplo: é tácita a aceitação da necessidade de trabalhadores braçais que possibilitam a existência dos trabalhadores intelectuais.  

Ou ainda pior: uma classe de párias, que nada produz, sendo carregada nas costas pela classe trabalhadora. De certa forma, este parece ser o caso de Ardana, onde os habitantes de Stratos representam a burguesia, enquanto o proletariado ganha forma nos troglytes. A extrema futilidade de Droxine, filha do Alto Conselheiro Plasus parece confirmar esta hipótese. Esta personagem é o oposto da líder dos separatistas, Vanna, "dominada pela violência vinda do desespero", nas palavras de Spock, que por fim, em diálogo com Droxine conclui: "eles fazem o trabalho pesado necessário para manter Stratos". "É a função deles em nossa sociedade", responde Droxine. 

Finalmente, há ainda uma importante questão, materializada no cenário onde se desenvolve a ação do episódio. Percebam que a cidade "pacífica" e "evoluída" se encontra nos céus, nas nuvens. Já os "brutos" e "instáveis" troglytes vivem na terra. É uma grande e genial metáfora daquilo que Marx e Engels tinham em mente ao escrever "A Ideologia Alemã", dando os primeiros passos do materialismo histórico: a crítica ao idealismo dos filósofos neo-hegelianos. O habitante de Stratos acredita que as ideias são autônomas, preexistindo às condições materiais; os troglytes provam que a verdade é o inverso:

"Totalmente ao contrário do que ocorre na filosofia alemã, que desce do céu à terra, aqui se ascende da terra a céu. Ou, em outras palavras: não se parte daquilo que os homens dizem, imaginam ou representam, e tampouco dos homens pensados, imaginados e representados para, a partir daí. chegar aos homens em carne e osso; parte-se dos homens realmente ativos e, a partir de seu processo de vida real, expõe-se também o desenvolvimento dos reflexos ideológicos e dos ecos desse processo de vida." (1977, p. 37).

The Cloud Minders (TOS, 3X19)

Escrito por: David Gerrold e Oliver Crawford
Teleplay: Margaret Armen
Direção: Jud Taylor
Estreia: 28/02/1969

2 comentários:

  1. Acho interessante a relação do povo das nuvens com o 1% que detém 50% da riqueza do planeta. A ideia é essa: pessoas que têm condições de arriscar muito em um mercado de capitais, inteiramente imaginário mas capaz de quebrar países inteiros.
    Excelente texto, muito boas suas ponderações sobre o episódio.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, que bom que encontrei seu blog, pq estou começando a fazer as mesmas análises em outras perspectiva. Obrigado

    ResponderExcluir