segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Trailer de Star Trek Beyond: sem fronteiras para os fãs

Ok, é apenas um trailer, de pouco menos de um minuto e meio. Mas foi um trailer muito aguardado e que acabou "vazando" três dias antes da data prevista para sua divulgação, nas sessões de Star Wars - O despertar da Força. 

Minha opinião é de que Star Trek Beyond (Star Trek Sem Fronteiras, na versão brasileira) é um filme com muitos problemas, sendo o principal deles o fato de que as filmagens começaram antes mesmo da história estar pronta, com Simon Pegg (que interpreta Scotty) e Doug Jung escrevendo o roteiro. Aliás, aqui também temos um sério problema, já que a entrada de Pegg se deu em substituição ao Roberto Orci que estaria produzindo um roteiro "muito voltado para os fãs". No entanto, Orci é creditado no roteiro, juntamente com John D. Payne e Patrick McCay.

Aceitemos: este não será um filme para os fãs. Desde o reboot da era JJ os filmes se caracterizaram por buscarem uma audiência maior, fugindo do público estritamente trekker. Star Trek Beyond aparentemente será o filme que levará isto ainda mais longe.

O trailer que surgiu hoje nas redes, dublado em alemão, forçou a página oficial no Brasil a antecipar o lançamento do trailer brasileiro, que pode ser conferido aqui no facebook.

Realmente, o vazamento parece ter pego de surpresa a Paramount Pictures do Brasil, pois até o final da tarde desta segunda-feira, algumas horas depois do trailer ter sido postado, a imagem de perfil e de capa continuavam sendo as de Star Trek Into Darkness.

Mas, sem mais delongas, vamos aos aspectos mais importantes do trailer. 

Título

Um dos indicativos de que a coisa que menos importa em Star Trek Beyond é Star Trek, é que o título "Star Trek" é quase escondido pelos produtores, havendo o destaque desproporcional ao nome "Beyond", que surge na tela em letras garrafais.


"Novo tema": Sabotage dos Beastie Boys

Parece que a nova era de Star Trek já tem um tema oficial: a música Sabotage da banda Beastie Boys. A música aparece pela primeira vez no filme de 2009, quando Kirk ainda garoto rouba um carro. No trailer de Sem Fronteiras, Scotty adentra a ponte (do que parece ser outra nave, não a Enterprise) e pergunta a Kirk se aquilo é música, ouvindo como resposta: sim, das boas!

Enterprise destruída

Em seguida, descobrimos que a Enterprise sofreu um violento ataque por milhares de pequenas naves - kamikazes inclusive -  e foi completamente destruída. Desta forma, a tripulação se encontra perdida em um planeta, aparentemente em pequenos grupos isolados.

Spock aparece ferido ao lado de McCoy; Scotty está sozinho saindo de um módulo de escape; Kirk aparece pilotando uma moto (sim, até isso!); Sulu e Uhura aparecem em meio a diversos outros oficiais da Enterprise, sob a mira de guardas armados; e por fim, a alienígena interpretada por Sofia Boutella luta contra dois aliens de outra espécie, aparentemente os vilões da história. Em seguida ela diz a Kirk que sabe porque ele e todos os outros estão lá. 

Resumidamente, a nos fiarmos pelo trailer, a história consiste na destruição da Enterprise seguida da luta pela sobrevivência da tripulação em um planeta hostil, havendo aí a ameaça de um vilão alienígena, que supostamente os teria levado até lá com objetivos funestos. Ou seja, aparentemente é uma ideia bastante simplista, que investe mais nas sensações do que nas referências clássicas da franquia.


Vilões

As pequenas naves que atacam e destroem a Enterprise atuam como um enxame. Podemos vê-las também no momento mais divertido do trailer, que evoca a lendária rabujice do Dr. McCoy. Lado a lado com Spock, os dois se veem cercados por essas pequenas naves, No entanto, Spock é teletransportado logo após McCoy comentar sarcasticamente que pelo menos não iria morrer sozinho. Imaginem o doutor irritado. Porém o vilão-mor - de óbvio aspecto satânico - parece ter alguma relação com o capitão Kirk, aparecendo sua voz em off dizendo "É aqui que começa, capitão. É aqui que a fronteira resiste", para em seguida haver a exibição de sua entrada triunfal. A que fronteira o inimigo se referirá? Eis uma boa questão. Se bem que na linha de tempo alternativa poucas coisas fazem sentido.

Teletransporte

O teletransporte aparece ao menos duas vezes ao longo do trailer. Na já referida teleportação de Spock e em uma cena entre Kirk e a alienigena interpretada por Boutella. Algo interessante é que o som remete ao ruído característico do teletransporte da série original. Não deixa de ser curioso também o fato de que a teleportação vista no trailer não desmaterializa o corpo inteiro de uma vez só, mas vai indo de baixo para cima, como mostrado na cena de Kirk com a alien, que aparentemente "pega carona" no feixe que está teletransportando o capitão. Outra característica de TOS presente no trailer é a volta do glorioso topete de Kirk.

Sem fronteiras

Ao longo do trailer são vistas muitas explosões, corre-corre, personagens em situações intensas e muitos outros elementos que garantem que Star Trek Sem Fronteiras será um ótimo filme de ação. Quanto a ser um ótimo filme de Jornada nas Estrelas, tenho grandes e consistentes dúvidas. Acredito que não será um filme a altura dos 50 anos da franquia a serem comemorados em 2016, especialmente por não ser voltado aos fãs. O nome brasileiro do filme talvez seja profético: a produção - terceira do reboot -  não desejaria ficar contida nas fronteiras trekkers, buscando ardentemente ser uma forma de entretenimento para as massas, inspirada de maneira livre e descompromissada em Star Trek. Espero queimar a língua. E, afinal de contas, por enquanto vimos somente um trailer, feito sob medida para o grande público. Aguardemos o que Justi Lin reserva para os trekkers quando o filme for lançado.





3 comentários:

  1. Uauuuu! Ansiosa para ver. Que cheque logo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, que chegue logo, e que fature alto, para que justifique continuações e novas séries que criem novos fãs, que serão os trekkers do futuro, em que estarei morto, mas Star Trek não morrerá.
    VL&P

    ResponderExcluir
  3. Me parece muito interessante os filmes por que são muito interessantes, podemos encontrar de diferentes gêneros. De forma interessante, o criador optou por inserir uma cena de abertura com personagens novos, o que acaba sendo um choque para o espectador. Desde que vi o elenco de Star Trek Sem Fronteiras imaginei que seria uma grande produção, já que tem a participação de atores muito reconhecidos, pessoalmente eu irei ver por causo do ator Idris Elba, um ator muito comprometido. Eu vi recentemente Idris Elba em The Dark Tower. É uma historia que vale a pena ver. Para uma tarde de lazer é uma boa opção. A direção de arte consegue criar cenas de ação visualmente lindas.

    ResponderExcluir