Acaba de ser lançado o meu livro Star Trek: Utopia e Crítica Social. Nesse post, você confere todas as informações sobre a obra.
Em Star Trek: Utopia e Crítica Social, o autor Eduardo Pacheco Freitas realiza uma minuciosa e inédita abordagem sobre alguns dos elementos fundamentais da franquia de ficção científica Star Trek. Partindo do conceito de utopia, o autor apresenta como o sonho de um mundo melhor e de uma sociedade pós-capitalista são representados nas diversas encarnações da série.
Por outro lado, o livro trata das surpreendentes críticas sociais realizadas por Star Trek nas últimas cinco décadas. Temas do presente que afetam profundamente a humanidade como o racismo, o patriarcado,a luta de classes, o gênero e a homofobia foram discutidos de maneira brilhante através de histórias que se passam no futuro e em meio a alienígenas de todo tipo. Afinal, Star Trek usa o futuro para falar do presente; explora o espaço para refletir sobre a Terra; e apresenta aliens para representar facetas do ser humano. Como disse Karl Marx: “A revolução social não pode tirar sua poesia do passado, e sim do futuro”.
Além de tratar de um grande fenômeno da cultura pop, que é devidamente celebrado pelo autor, este não deixa de fazer as necessárias críticas que a franquia merece em alguns momentos da sua história. No entanto, este é um livro que vale a pena ser lido por seu ineditismo. As interpretações originais do autor sobre mais de 20 episódios das diversas séries de Star Trek, a partir de uma leitura marxista, certamente farão os velhos e novos fãs assistirem a série sob novas perspectivas.
Star Trek: Utopia e Crítica Social incomodará os trekkers de direita, que serão confrontados de maneira contundente a uma realidade que parecem negar: a Federação é uma sociedade socialista. Assim, terão de optar: ou permanecem trekkers, ou continuam de direita, devido a impossibilidade das duas coisas, que são excludentes. Já para os trekkers progressistas, de esquerda, revolucionários, este será um livro muito bem-vindo, pois trata em detalhes de alguns aspectos que tornam Star Trek uma série tão amada e importante para a discussão dos graves problemas da sociedade de classes e capitalista, tendo em vista sua superação.
Eduardo Pacheco Freitas é de Porto Alegre, professor e historiador. Usa Star Trek para ensinar história e analisa episódios e filmes da série no canal Apenas um Trekker.
Star Trek: Utopia e Crítica Social tem 320 páginas e foi publicado pela Editora Autografia em dezembro de 2019. No livro, mais de 20 episódios - das seis séries live action de Star Trek produzidas até então - são analisados criticamente à luz do materialismo histórico. Compre agora com frete grátis: https://livrostartrek.loja2.com.br/9247624-Livro-Star-Trek-Utopia-e-Critica-Social
Nenhum comentário:
Postar um comentário