quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Os 25 anos de "The Best of Both Worlds": resistir continua sendo inútil

por Edoo Trekker


Há exatos 25 anos, em 24/09/1990, ia ao ar a segunda parte do episódio "The Best of Both Worlds". A primeira metade, deste que é um dos mais conhecidos episódios de TNG, havia sido exibida pouco mais de três meses antes, em 18/06/1990. A produção de episódios em duas partes se tornou uma tradição em TNG a partir de "The Best of Both Worlds", que representou o último episódio da 3ª temporada e o primeiro da 4ª. Com isso foi iniciada uma tradição, até o término da série, com os episódios Redemption, Time's arrow e Descent, também divididos em duas partes entre o fim de uma temporada e o início da seguinte. Sem dúvida uma estratégia para manter a audiência cativa, gerando grande expectativa nos fãs pela conclusão da história. Por sinal, a frase "...and now, the conclusion" na recapitulação do episódio anterior no início das segundas partes é um clássico de Star TreK TNG. “The Best of Both Worlds” foi escrito por Michael Piller e dirigido por Cliff Bole.

A primeira parte

A Enterprise chega a Journet IV, respondendo a um pedido de socorro da colônia “New Providence”  da Federação. O grupo avançado, ao descer ao planeta, descobre que a colônia desapareceu, não havendo sinal dos seus 900 habitantes. Há a desconfiança de que os responsáveis pela destruição da colônia tenham sido os Borgs. Por fim, a Enterprise encontra um cubo Borg e é exigido que o capitão Picard suba a bordo. Com a recusa deste e Enterprise é atacada, resultando na morte de mais de 10 oficiais. 

Logo, Picard e seus oficiais percebem que atacar a nave Borg é praticamente impossível, devido a grande capacidade de adaptação de suas defesas a qualquer armamento. Picard leva a Enterprise até a nebulosa de Paulson, a fim de dificultar a localização da nave por parte dos Borgs. Uma invasão Borg é iminente e Picard procura Guinan no “Ten Forward”, admitindo que se trata de mais um capítulo importante da história da humanidade prestes a acontecer, crendo poder ser este o fim da civilização humana. Guinan procurar reconfortar o capitão lhe revelando que quando os Borgs destruíram seu mundo eles e sua cultura ainda sim sobreviveram. No entanto, os Borgs conseguem invadir a Enterprise, sequestrando Picard, sem que Worf e Riker possam evitar. Em seguida o cubo Borg vai em direção ao setor 001: Terran System. Picard surge - assimilado - como “Locutus of  Borg”, a face a voz do coletivo. Resistir é inútil.





A segunda parte (aniversariante do dia, 25 anos de sua primeira exibição!)

Mesmo com Picard a bordo da nave Borg, Riker ordena fogo, contudo sem causar o menor dano. Riker surpreende-se com a rapidez de adaptação dos Borgs. A resposta agora está em Picard, assimilado justamente devido ao seu conhecimento dos sistemas de defesa da Federação, de forma a garantir vantagem tática aos planos dos Borgs de assimilarem a Terra. No comando da Enterprise, Riker nomeia a comandante Shelby como sua primeira-oficial, devido aos conhecimentos desta a respeito dos Borgs. No sistema de Wolf 359 a Enterprise encontra diversas naves da Federação destruídas pelos Borgs, que rumam em direção à Terra. Esta batalha não é exibida no episódio, sendo retratada somente no episódio piloto de Deep Space Nine. Em seguida, Worf e Data, a bordo de uma nave-auxiliar, conseguem resgatar o capitão Picard, que agora precisará passar pelo processo reverso de desassimilação. Ao mesmo tempo, Data estabelece uma conexão com o coletivo Borg, através de Picard, e acessa seus sinais subespaciais, descobrindo que a consciência coletiva dos Borgs é subdividida em subcomandos necessários para manter todas suas funções: defesas, comunicação, navegação. Assim, ao estabeceler contato com a consciência de Picard, descobre-se o calcanhar de Aquiles dos Borgs: sua interdependência, o fato de operarem como uma mente única. Picard tem um lampejo de consciência e sugere um curso de ação. Data consegue então implantar um comando, a partir de Picard, na consciência do coletivo Borg, os enganando e os fazendo entrar em posição de inatividade. Em outras palavras: Data os colocou para dormir! A Terra fora salva dos Borgs. Por enquanto.





...and now, the conclusion!

"The Best of Both Worlds" é um símbolo poderoso de como TNG passara a andar com as próprias pernas, desvinculando-se finalmente da série original e seguindo seu próprio rumo. Até então Gene Roddenberry buscava ardentemente a recriação de TOS - traduzida na diretriz estabelecida por ele de que os roteiristas não poderiam produzir histórias que contivessem conflitos entre os personagens principais, dentre outros aspectos não menos prejudiciais, como a lamentável Dr. Pulaski, uma farsa criada à imagem e semelhança do Dr. McCoy. Por fim, neste episódio duplo, os Borgs - intrigantes vilões introduzidos por TNG - mostram todo seu potencial de ameaça à Federação e à humanidade, ao "assimilarem" o capitão Picard.



Publicado originalmente em: http://star-trek-brasil.webnode.com/news/os-25-anos-de-the-best-of-both-worlds-resistir-continua-sendo-inutil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário